quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O carro demora para pegar e fica falhando. O que pode ser?


Veja algumas dicas que podem levar seu carro a ter esse sintoma:

 

• Combustível adulterado

• Tanque de combustível com sujeira

• Bicos injetores entupidos ou sujos

• Vela cansada

• Cabo das velas com defeito

• Carburador sujo

• Platinado gasto

• Cachimbo gasto

• Filtro de combustível entupido
 
• Bomba de combustível com defeito

Cabeçote (assentamento de válvulas) quando o motor esquenta um pouco acaba o problema.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Deu Pane no carro?


Qualquer motorista está sujeito a enfrentar uma pane nos momentos mais inesperados.

Saiba quais são os principais motivos que podem fazer seu carro parar de funcionar.

BATERIA. Luz indicativa da bateria no painel acesa com o veiculo ligado, o problema pode ser com a bateria, correia ou com o alternador. Quando isso acontece, a energia da bateria é usada até o fim sem que haja a reposição da carga levando o carro a morrer.
 

 
BOBINA. Pode haver um superaquecimento da bobina, peça responsável por gerar a corrente de alta tensão que provoca a faísca nas velas.


BOMBA DE COMBUSTÍVEL. Muitas vezes a bomba de combustível falha e não consegue mandar o combustível na pressão ideal para o sistema. Em carros com injeção eletrônica, uma maneira de saber se ela está funcionando é fechar os vidros e ligar a chave, nesse momento é possível ouvir o ruído da peça funcionando, se não escutar esse barulho, o problema certamente está na bomba.
No caso de carro com carburador, pode-se desencaixar dele a mangueira do combustível e pedir a alguém que acione a partida, normalmente a gasolina sairá pela mangueira.

 
TAMPA DO DISTRIBUIDOR. Tampa do distribuidor trincada não deixa o carro funcionar. Quando isso acontece, a distribuição de energia para as velas fica prejudicada, ocasionando fuga de corrente elétrica.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Iveco Hi-Way no mercado brasileiro

Marcando sua estreia no segmento dos extrapesados premium no País, a Iveco acaba de lançar no mercado brasileiro o novo Stralis Hi-Way, caminhão consagrado com o maior prêmio dedicado aos veículos comerciais na Europa o International Truck of the Year 2013, concedido pela imprensa especializada durante a feira de transportes de Hannover, na Alemanha, no último ano. O prêmio é reflexo de uma grande série de conteúdos tecnológicos e inovações.




"A chegada do Iveco Hi-Way ao mercado brasileiro reforça o nosso compromisso de investir no País e produzir em Sete Lagoas (MG) tudo o que temos de melhor e mais avançado no mundo", afirma Marco Mazzu, presidente da Fiat Industrial Latin America.
O gigante do asfalto chega em três faixas de potência: 440, 480 e o novo 560 cv, o que o coloca entre os caminhões com maior desempenho neste setor. O veículo também está disponível em três versões de tração (4x2, 6x2 e 6x4) e três entre-eixos: 3.500, 3.200 e 3.000. O preço do Stralis Hi Way vai de R$ 320 mil (versão 4x2 de 440cv) a R$ 395 mil (versão 6x4 de 560 cavalos).




No segmento de extrapesados premium conta muitos pontos itens de conforto e segurança - nestes quesitos, o Iveco Hi-Way não decepciona. Computador de bordo, piloto automático e limitador de velocidade, ajustador automático de freios, ABS, ar-condicionado digital - que pode funcionar mesmo se o motor for desligado - fazem parte da lista de itens de série. A cama conta com tecnologia dos travesseiros da Nasa (espuma viscoelástica) e mede 2 metros de comprimento por 0,8 m de largura. Geladeira de 23 l e box térmico são outros mimos. No painel traz rádio com CD, leitor de MP3, entrada USB e função RDS, tomadas elétricas de 12 volts e tomada de ar comprimido.



Segundo a Iveco, o consumo é 1,4% menor que o dos concorrentes. O índice parece pequeno em princípio, mas faz grande diferença a longo prazo, pois as estimativas do fabricante apontam que os extrapesados rodam, em média, 10 mil km por mês - na prática, a economia de uma empresa que tem 60 caminhões na frota pode chegar a R$ 1 milhão em quatro anos.
Outro de seus grandes diferenciais é a garantia estendida exclusiva de quatro anos um para o veículo completo e mais três para o trem de força a maior do mercado.




Ficha Técnica
Motor - FPT Cursor 13 (atende as normas do Proconve P7)
Potência máxima - São três versões que geram 440 cv, 480 cv e 560 cv
Preços: R$ 320 mil na versão 4x2 de 440 cv até R$ 395 mil na topo de linha de 560 cv
Câmbio - Automatizado Eurotronic ZF, de 16 velocidades
Capacidade - Carrega até 80 toneladas
Duas opções de suspensão - mecânica e pneumática full air

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Lavar o motor pode trazer problemas.

Hoje os veículos contém muitos dispositivos eletrônicos no motor.

A água pode danificar e, em alguns casos, até inutilizar diversos componentes eletrônicos instalados. Já ocorreram diversas panes em decorrência da lavagem do motor sem os devidos cuidados.



A alternativa é utilizar um pano umedecido ou uma escova para retirar a sujeira do motor quando necessário.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Cuidados com o vidro elétrico

Nos vidros, há dois tipos de sistema, com acionamento por cabo de aço ou por “tesouras”, como são chamados os braços feitos de aço que elevam e baixam o vidro.

O cabo se deteriora mais rapidamente que a ‘tesoura’. Portanto, é um item que exige trocas ou reparos com mais constância



Cuidados
Recomenda-se que o motorista suba e desça todos os vidros do veículo pelo menos uma vez por semana. O objetivo é manter o sistema bem lubrificado. Outra providência simples que aumenta a durabilidade do conjunto é aplicar um jato de spray de silicone nas canaletas de borracha a cada dois meses, em média.

Outra precaução bem-vinda é verificar se as borrachas de vedação do vidro não têm rachaduras ou desgaste acima do normal.

Quanto mais cedo o motorista procurar uma oficina especializada, menor será o custo da manutenção.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Licenciamento Anual Detran-PR

De competência do Detran/PR, o Licenciamento Anual ocorre no 2º Semestre, com o vencimento de acordo com os dígitos finais da placa do veículo.

A partir deste ano, o boleto para quitar a taxa será entregue pelos Correios para todos os proprietários de veículos, independente da existência de outro débito.

Vale lembrar que o documento de Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), único de porte obrigatório do veículo, só é emitido e enviado pelos Correios após a quitação do licenciamento e de todos os demais débitos, como multas e IPVA.

A taxa de licenciamento é de R$ 60,71 para todos os tipos de veículos, e o Seguro Obrigatório (DPVAT) varia entre R$ 105,65 e R$ 396,49, dependendo do veículo.

Os veículos com placas de final 1 e 2 serão os primeiros a receber o boleto, já em agosto. Os finais de placa 3, 4 e 5 terão vencimento em setembro, os finais 6, 7 e 8 vencem em outubro, e os finais 9 e 0 vencem em novembro.


O motorista que for flagrado circulando com um veículo que não esteja licenciado estará cometendo uma infração de trânsito gravíssima. O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro prevê aplicação de multa de 180 Ufir, perda de sete pontos na carteira de habilitação e apreensão do veículo.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Fique atento com a aparência do veículo

Um carro com cinco anos vai ter no mínimo 90 mil quilômetros rodados. Carros que "ficam muito parados" podem indicar alteração no hodômetro; 

Volante muito gasto pode comprovar a alteração do hodômetro; 

Da mesma forma, o estado de conservação dos estofamentos, com os acabamentos dos bancos visualmente gastos.

Verifique se há marcas de chave no cofre do motor ou se o lacre de fábrica foi rasgado. Isso pode significar que o carro foi batido; 

Lembre-se: pneus gastos significam um uso de entre 30 mil a 40 mil quilômetros rodados: olhe o hodômetro!