quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Códigos de Falhas ADM Mercedes-Benz

0101 - Entrada analógica 1 - limiar aplicável excedido

0102 - Entrada analógica 1 - limiar aplicável excedido

0201 - Entrada analógica 2 - limiar aplicável excedido

0202 - Entrada analógica 2 - limiar aplicável excedido

0301 - Entrada analógica 3 - limiar aplicável excedido

0302 - Entrada analógica 3 - limiar aplicável excedido

0401 - Sinal C3 - interrupção ou curto circuito com o positivo

0402 - Erro de frequência do tacógrafo

0501 - Erro na geração do sinal KLW

0502 - Interrupção, curto circuito entre KLW e positivo ou correia patinando

0601 - Pedal do acelerador defeituoso

0602 - Pedal travado na marcha lenta

0603 - Pedal do acelerador fora da região ensinada

0604 - Pedal do acelerador não reconhecido

0605 - Sinal PWM1 do acelerador não habilitado - interrupção ou curto circuito com a massa ou positivo

0606 - Sinal PWM1 do acelerador não habilitado - interrupção ou curto circuito com a massa ou positivo

0701 - Sinal do acelerador manual fora da região

0702 - Sinal do acelerador manual não habilitado

0801 - Saída do freio motor sobrecarregada - curto-circuito com a massa

0901 - Saída do retarder sobrecarregada - curto-circuito com a massa

1001 - Sobretensão no KL 30

1002 - Subtenção no KL 30

1101 - CAN sem comunicação com o PLD

1102 - CAN sem possibilidade de operar por uma única via

1103 - Falha na área de dados CAN - dados PLD não plausíveis

1104 - CAN comunicação por uma única via defeituosa

1201 - Freio motor 2 - saída não plausível

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Diagrama - Sensor de pressão do óleo e temperatura do motor

Esse diagrama são dos caminhões Volkswagen 13/15.170 e 17/23.250.


diagrama elétrico sensor do óleo

F1 - Interruptor da pressão do óleo do motor;

G3 - Indicador de temperatura do motor;

G11 - Indicador de pressão do óleo do motor;

G27 - Sensor de temperatura do motor;

H3 - Alarme sonoro;

J285 - Unidade de controle dos instrumentos do painel;

K3 - Lâmpada de aviso - baixa pressão do óleo;

K43 - Lâmpada de aviso - alta temperatura do motor;

T12 - Conector de 12 vias, localizado atrás da grade frontal;

T32 - Conector de 32 vias, conectado no painel de instrumentos;

T42 - Conector de 42 vias, localizado atrás da grade frontal.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Dica de hoje: Motor de Partida.

Uma dica rápida e prática para seu dia a dia.

Para aumentar a vida útil do motor de partida do seu veículo seja carro ou caminhão, a cada tentativa de partida, espere apenas 10 segundos com a chave virada.

Entre uma tentativa e outra, aguarde 30 segundos. Esse procedimento evita maiores desgastes nos componentes internos do motor de partida.


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Volvo Dynamic Steering faz manobra com Van Damme

O Volvo Dynamic Steering é baseado em um sistema convencional de direção mecânica no qual a coluna de direção aciona a engrenagem de direção. Uma unidade servo-hidráulica gera força que ajuda o motorista a virar a roda do caminhão. No sistema Volvo, um motor elétrico controlado eletronicamente é acrescentado e acoplado à coluna de direção. Este motor elétrico funciona junto com a unidade de direção hidráulica e é ajustado milhares de vezes por segundo pela unidade de controle eletrônica. A baixas velocidades, o motor elétrico agrega força adicional e, a velocidades mais altas, regula automaticamente a direção e compensa pelas irregularidades sentidas, causadas por exemplo por ventos laterais ou ondulações na superfície da pista.

No vídeo, é o Volvo Dynamic Steering que permite que os motoristas dos dois caminhões mantenham exatamente a mesma velocidade e distância ao se deslocarem em ré. A capacidade atlética de Van Damme e a habilidade dos motoristas são fundamentais para o sucesso da proeza. Porém, sem o Volvo Dynamic Steering, a manobra simplesmente não teria sido possível.


terça-feira, 19 de novembro de 2013

Controle de rotação Volkswagen 13/15.170 e 17/23.250

Esquema elétrico do Piloto automático e controle de rotação do motor.



110 - Ligação (31) no chicote do painel;

110 - Ligação (58b) no chicote do painel;

A74 - Ligação (15A) no chicote do painel;

A120 - Ligação no chicote do painel;

E51 - Interruptor de acionamento do piloto automático e controle de rotação do motor;

E261 - Controle de rotação do motor;

J248 - Módulo eletrônico do motor - ECM;

L59 - Lâmpada de iluminação do interruptor do piloto automático;

L70 - Lâmpada de iluminação do interruptor do programador de velocidade;

T42 - Conector de 42 vias, localizado atrás da grade frontal;

T89 - Conector de 89 vias, conectado no ECM - chicote do veículo;

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Devedores do IPVA serão notificados no PR

O atraso no recolhimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Paraná está em 27,2%, o que significa que há 1,1 milhão de veículos dos 4,1 milhões cadastrados transitando em situação irregular. 

O montante de imposto devido e não pago chega a R$ 700 milhões, incluindo lançamentos de 2013, segundo dados da Secretaria de Estado da Fazenda, para cobrar os inadimplentes, a Coordenação da Receita do Estado desenvolverá várias ações, desde o envio de notificação até a fiscalização de trânsito (a partir desta segunda-feira), em conjunto com as Polícias Militar e Rodoviária, no Paraná.

 O valor do imposto em atraso tem acréscimo de 10% de multa.


Proprietários de veículos com o IPVA em atraso devem ir a uma agência do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Sicredi para regularizar a situação.

A inadimplência impede a emissão do Certificado e Licenciamento do Registro do Veículo (CRLV), documento de uso obrigatório para os veículos em circulação. Circular sem o certificado implica na aplicação de multas pelas autoridades de trânsito e na retenção do veículo até a regularização da pendência.


O não pagamento do IPVA também impossibilita a transferência de propriedade do veículo, além de restringir a obtenção de Certidão Negativa de Tributos junto à Receita Estadual.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Código e Descrição de Falhas FH D12A

Código de Falha

11 – Sensor pedal do acelerador
12 – Interruptor de marcha lenta pedal do acelerador
13 – Sinal de velocidade
14 -  Relé de alimentação unidade controladora
21 – Falha interna unidade controladora
22 – Falha do programa unidade controladora
23 – Sensor da temperatura água do líquido refrigerante
24 – Sensor de temperatura ar de admissão
25 – Sensor de pressão turbo
26 – Sensor comando de válvulas
27 – Sensor volante do motor
31 – Injetor 1
32 - Injetor 2
33 - Injetor 3
34 - Injetor 4
35 - Injetor 5
36 - Injetor 6

Código de Informações

41 – Não foi feito nenhum teste dos freios ou contatos dos freios
42 – Sinal de luz do freio
43 – Sinal do freio vindo do interruptor do pedal ou O alternador não está carregando, ou o aviso central externo está ligado
44 – Interruptor da marcha lenta (Pedal do acelerador pressionado)
45 – Contato da embreagem (embreagem pressionada)
46 – Sem GT: freio de estacionamento (freio de estacionamento aplicado); Com GT: alavanca de mudanças em neutro
47 – Sinal de segurança ligado
51 – Interruptor CC “ON”
52 - Interruptor CC  “ON” + “SET”
53 - Interruptor CC  “Resume”
61 – ABS Ativado
62 – Comunicação com GT
63 – VSP ativado