quarta-feira, 25 de junho de 2014

Definições dos Códigos de Falha (DTCs) - 1ª Parte

A lista de códigos de falha fornece somente as descrições dos códigos de falha genéricos. Para códigos específicos consulte o manual de serviço do fabricante.

Para não ficar uma lista muito extensa vou dividir ela em 10 partes.

1ª Parte

P0001 Controle regulador de volume de combustível – Circuito aberto

P0002 Controle regulador de volume de combustível – Faixa/desempenho

P0003 Controle regulador de volume de combustível – circuito baixo

P0004 Controle regulador de volume de combustível – circuito alto

P0005 Válvula de controle de combustível A – circuito aberto

P0006 Válvula de controle de combustível A – circuito baixo

P0007 Válvula de controle de combustível A – circuito alto

P0008 Sistema de posição do motor – Desempenho (banco 1)

P0009 Sistema de posição do motor – Desempenho (banco 2)

P0010 Atuador A de posição do comando – Avaria no circuito do banco 1

P0011 Atuador A de posição do comando – Sincronismo muito avançado

P0012 Atuador A de posição do comando – Sincronismo muito atrasado

P0013 Atuador B de posição do comando – Avaria no circuito do banco 1

P0014 Atuador B de posição do comando – Sincronismo muito avançado

P0015 Atuador B de posição do comando – Sincronismo muito atrasado

P0016 Sensor A de posição de correlação Virabrequim/Comando – Banco 1

P0017 Sensor B de posição de correlação Virabrequim/Comando – Banco 1

P0018 Sensor A de posição de correlação Virabrequim/Comando – Banco 2

P0019 Sensor B de posição de correlação Virabrequim/Comando – Banco 2

P0020 Atuador A de posição do comando – Avaria no circuito do Banco 2

P0021 Atuador A de posição do comando – Sincronismo muito avançado Banco 2

P0022 Atuador A de posição do comando – Sincronismo muito atrasado Banco 2

P0023 Atuador B de posição do comando – Avaria no circuito do Banco 2

P0024 Atuador B de posição do comando – Sincronismo muito avançado banco 2

P0025 Atuador B de posição do comando – Sincronismo muito atrasado banco 2

P0026 Solenóide controle banco 1 Válvula admissão CKT – Faixa/desempenho

P0027 Solenóide controle banco 1 Válvula escape CKT – Faixa desempenho

P0028 Solenóide controle banco 2 Válvula admissão CKT – Faixa/desempenho

P0029 Solenóide controle banco 2 Válvula escape CKT – Faixa/desempenho

P0030 Circuito do aquecedor da sonda oxigênio 1 – Banco 1

P0031 Circuito do aquecedor da sonda oxigênio 1 – Banco 1 baixo

P0032 Circuito do aquecedor da sonda oxigênio 1 – Banco 1 alto

P0033 Circuito de controle da válvula wastegate do turbo/sup

P0034 Circuito de controle da válvula wastegate do turbo/sup baixo

P0035 Circuito de controle da válvula wastegate do turbo/sup alto

P0036 Circuito do aquecedor da sonda oxigênio 2 – banco 1

P0037 Circuito do aquecedor da sonda oxigênio 2 – banco 1 baixo

P0038 Circuito do aquecedor da sonda oxigênio 2 – banco 1 alto

P0039 Controle do desvio do turbo CKT – desempenho

P0040 Sinal do sensor de oxigênio 1 banco 1 alterado pelo sinal sensor oxigênio 2 banco 2

P0041 Sinal do sensor de oxigênio 2 banco 1 alterado pelo sinal sensor oxigênio 2 banco 2

P0042 Circuito do aquecedor sensor de oxigênio sensor 3 banco 1

P0043 Circuito do aquecedor sensor de oxigênio sensor 3 banco 1 baixo

P0044 Circuito do aquecedor sensor de oxigênio sensor 3 banco 1 alto

P0045 Solenóide de controle A do turbo – circuito aberto

P0046 Solenóide de controle A do turbo – Faixa/desempenho

P0047 Solenóide controle A do turbo – circuito baixo

P0048 Solenóide controle A do turbo – circuito alto

P0049 Sobre rotação da turbina – sinal de entrada fora de faixa

P0050 Circuito do aquecedor sensor de oxigênio sensor 1 banco 2

P0051 Circuito do aquecedor sensor de oxigênio sensor 1 banco 2 - baixo

P0052 Circuito do aquecedor sensor de oxigênio sensor 1 banco 2 – alto

P0053 Resistência do aquecedor do sensor de oxigênio banco 1 sensor 1

P0054 Resistência do aquecedor do sensor de oxigênio banco 1 sensor 2

P0055 Resistência do aquecedor do sensor de oxigênio banco 1 sensor 3

P0056 Circuito do aquecedor sensor de oxigênio banco 2 sensor 2

P0057 Circuito do aquecedor sensor de oxigênio banco 2 sensor 2 – baixo

P0058 Circuito do aquecedor sensor de oxigênio banco 2 sensor 2 – alto

P0059 Resistência do aquecedor do sensor de oxigênio – banco 2 sensor 1

P0060 Resistência do aquecedor do sensor de oxigênio – banco 2 sensor 2

P0061 Resistência do aquecedor do sensor de oxigênio – banco 2 sensor 3

P0062 Circuito do aquecedor do sensor de oxigênio – Banco 2 sensor 3

P0063 Circuito do aquecedor do sensor de oxigênio – Banco 2 sensor 3 baixo

P0064 Circuito do aquecedor do sensor de oxigênio – Banco 2 sensor 3 alto

P0065 Injetor assistido a ar – Desempenho/Faixa do controle

P0066 Injetor assistido a ar – Circuito de controle baixo

P0067 Injetor assistido a ar – Circuito de controle alto

P0068 Correlação incorreta entre sensor MAF/MAP e TPS

P0069 Correlação incorreta entre MAP e BARO

P0070 Circuito do sensor temp. do ar ambiente

P0071 Desempenho/faixa sensor temp. ar ambiente

P0072 Circuito Baixo – Sensor temp ar ambiente

P0073 Circuito Alto – Sensor temp. ar ambiente

P0074 Problema intermitente – circ. Sensor temp. ambiente

P0075 Circuito de controle válvulas admissão – banco 1

P0076 Circuito de controle válvulas admissão banco 1 – baixo

P0077 Circuito de controle válvulas admissão banco 1 – alto

P0078 Circuito de controle válvulas escape – banco 1

P0079 Circuito de controle válvulas de escape – banco 1 baixo

P0080 Circuito de controle válvulas de escape – banco 1 alto

P0081 Circuito de controle válvulas de admissão – banco 2

P0082 Circuito de controle válvulas de admissão – banco 2 baixo

P0083 Circuito de controle válvulas de admissão – banco 2 alto

P0084 Circuito de controle válvulas de escape – banco 2

P0085 Circuito de controle válvulas de escape – banco 2 baixo

P0086 Circuito de controle válvulas de escape – banco 3 alto

P0087 Pressão do tubo de combustível muito baixa

P0088 Pressão do tubo de combustível muito alta

P0089 Performance do regulador de pressão 1

P0090 Circuito de controle do regulador de pressão 1

P0091 Circuito de controle do regulador de pressão 1 baixo

P0092 Circuito de controle do regulador de pressão 1 alto

P0093 Vazamento do sistema de combustível – (grande)

P0094 Vazamento do sistema de combustível – (pequeno)

P0095 Circuito do sensor 2 de temp. do ar de admissão IAT

P0096 Circuito do sensor IAT 2 – Performance

P0097 Circuito do sensor IAT 2 – Baixo

P0098 Circuito do sensor IAT 2 – Alto

P0099 Circuito do sensor IAT 2 – Sinal intermitente

P0100 Malfuncionamento do sensor MAF ou VAF

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Como identificar o código de falha DTCs

Os códigos de falha DTCs consistem em um código alfanumérico de 5 dígitos.Vamos analisar a estrutura dos dígitos:

Exemplo do Código de falha: P0702

O primeiro carácter em nosso exemplo é P que significa Motor/Transmissão, nesta posição pode apresentar também as letras B = Carroceria, C = Chassis e U = Comunicação entre módulos de controle.

No segundo carácter em nosso exemplo é o número 0 que significa Genérico, nesta posição também temos o número 1 = Especifico do fabricante.

No terceiro carácter temos os Sub Sistemas que vão do número 1 à 9:
1 = Medição de Ar/Combustível;
2 = Medição de Ar/Combustível;
3 = Falha de combustão ou ignição;
4 = Controles auxiliares de emissões;
5 = Controle de marcha lenta e velocidade;
6 = Circuitos de saída do computador;
7 = Controle da Transmissão;
8 = Controle da Transmissão;
9 = Controle da Transmissão;

Na quarta e quinta posição são as identificações especificas do sistema de mau funcionamento da seção.

Esse nosso código de exemplo P0702 a definição dele é Sistema elétrico do sistema de controle da transmissão.

No próximo post vou mostrar algumas definições de DTCs OBD2 genéricos.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Os 10 carros mais vendidos no mês de abril

Primeiro lugar Gol com 16.963 unidades vendidas;

Segundo lugar Palio com 15.409 unidades vendidas;

Terceiro lugar Strada com 13.298 unidades vendidas;

Quarto lugar Onix com 13.247 unidades vendidas;

Quinto lugar Fiesta com 12.042 unidades vendidas;

Sexto lugar Uno com 11.286 unidades vendidas;

Sétimo lugar HB20 com 9.715 unidades vendidas;

Oitavo lugar Siena com 8.940 unidades vendidas;

Nono lugar Sandero com 8.749 unidades vendidas;

Décimo lugar Prisma com 8.122 unidades vendidas;

Fonte: Fenabrave

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Dicas - Ferramentas que facilitam a vida dos motoristas.

Conheça alguns aplicativos para celular que facilitam a vida do motorista no dia a dia.

Let’s Park
Disponível gratuitamente para Android e IOS.
O Let’s Park é um sistema de mapeamento dos estacionamentos mais próximos, via GPS do Smartphone, e informa o valor cobrado por hora. Sendo uma plataforma colaborativa, o usuário pode cadastrar novos estacionamentos e avaliar os locais que já frequentou.

Onde Parei?
Disponível gratuitamente para Android e IOS.
O Onde Parei é um app para Android e iOS que pode agradar aos motoristas desorientados. O programa, que salva a localização exata da vaga onde seu carro foi estacionado, ajuda, com precisão e agilidade, a retornar ao seu veículo rapidamente.

Waze
Disponível gratuitamente para Android, Blackberry, Windows Phone e iOS.
O Waze é um app para Android, Blackberry, Windows Phone e iOS que pode-se definir como uma comunidade de mapeamento de trânsito em tempo real. São 40 milhões de pessoas compartilhando informações no mundo todo, para que a aplicação faça a melhor sugestão de caminho para o seu destino. Você ainda, pode encontrar o posto de combustíveis com o melhor preço no trajeto.

Carango
Disponível gratuitamente para Android.
Carango é um aplicativo pequeno, mas eficiente para ajudar você a gerenciar todas as informações relevantes sobre seus veículos como, por exemplo, combustível e manutenções.

Álcool ou Gasolina, Chefia?
Disponível gratuitamente para Android e IOS.
É um aplicativo para iOS e Android que permite ao usuário calcular se é mais econômico abastecer com álcool ou gasolina. Totalmente gratuito, o app é muito fácil de mexer e oferece uma interface muito bonita e intuitiva.

terça-feira, 1 de abril de 2014

MID 216 PSID 26

MID 216 PSID 26 Lâmpada indicadora do pisca alerta.

A luz indicadora de emergência é ativada no interruptor de iluminação pela unidade de controle quando a luz de emergência é ativada.

interruptor do foral Volvo
Interruptor iluminação


Código de Falha:

FMI 3 - Tensão alta ou curto circuito.
Possíveis causas:
-Curto na instalação elétrica entre a unidade de controle e o interruptor de iluminação;

FMI 4 - Tensão baixa ou curto circuito.
Se as lâmpadas conectadas à saída da luz indicadora de neblina dianteira na unidade de controle consomem mais que 2W, a unidade de controle interpreta isso como uma falha e um código de falha é registrado.

terça-feira, 25 de março de 2014

Bateria fraca em carros com injeção eletrônica

Os veículo com injeção eletrônica que estão com a bateria fraca, não adianta tentar aquele velho truque de fazer o carro 'pegar no tranco'. Isso porque a bomba de gasolina não vai conseguir enviar o combustível nos bicos injetores.

A única alternativa viável é realizar uma ponte ou seja ligação com bateria de outro veículo, mas lembre-se é importante ficar atento para a polaridade das baterias.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Dicas importantes para caminhões eletrônicos

• Jamais realizar um trabalho de solda elétrica próximo a sensores, módulos, chicotes elétricos e com os cabos da bateria e dos módulos ligados.

• Retirar os módulos do veículo quando o mesmo for submetido a estufa em temperaturas acima de 80°C.

• Não remover nem instalar os conectores dos módulos eletrônicos com a ignição ligada.

• Não utilize ferramentas para remoção dos conectores, esta operação deverá ser realizada manualmente.

• Manter os conectores protegidos de agentes contaminadores e de impactos mecânicos. Não expor a temperaturas acima de 60° C.

• Não fazer quaisquer medições nos terminais dos conectores de encaixe rápido por meios inadequados (lâmpadas de teste, pontas de testes, pontas de arame, etc.). Isto resultará em aumento de corrente elétrica provocando curto-circuitos nos componentes elétricos e eletrônicos, causando danos aos mesmos, utilize aparelhos de testes ou de medições adequados.

• Não aplicar jato d’água pressurizado para lavagem do motor, especialmente sobre o módulo, sensores e suas conexões.

• Jamais realizar uma ligação direta no motor de partida para acionar o motor diesel.

• Jamais realizar emendas simples nos chicotes conectados aos módulos.