segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Ao ligar o motor, sai muita fumaça do escapamento.

Fumaça saindo do escapamento do carro fique atento.

Um motor que esteja funcionando corretamente não deve expelir nenhuma fumaça visível pelo escapamento. Logo, alguns problemas no motor podem ser facilmente detectados, apenas observando-se a fumaça que sai pela tubulação.



Fumaça branca: Essa fumaça indica que o líquido de arrefecimento (do radiador) está sendo queimado na câmara de combustão. O bloco do motor e o cabeçote tem diversas passagens para o líquido de arrefecimento. Geralmente isto acontece quando alguma junta do motor está danificada, queimada ou rompida. Além disso, o nível do líquido de arrefecimento baixará rapidamente.

OBS: em dias  frios, ao ligar o motor, uma fumaça branca pode ser produzida, mas em seguida para. Isto é apenas efeito do ar frio sendo condensado é não deve ser considerado um problema.

Fumaça preta: Ocorre quando a mistura ar-combustível está muito rica, ou seja, o carburador – ou nos carros mais novos no sistema de injeção eletrônica – está desregulado, com isso está sendo injetado mais combustível do que deveria. Quando isso ocorre o excesso de combustível é despejado no escapamento e consequentemente esse é queimado pelo calor, formando esta fumaça preta.
Para resolver esse problema é bom você procurar o quanto antes um mecânico de confiança para realizar a limpeza e regulagem do sistema de alimentação do seu carro.

Fumaça azulada: Esta é a mais grave. A fumaça azul, indica que há óleo do motor sendo queimado na câmara de combustão, o que poderá danificar seriamente o motor por falta de lubrificação. Nos casos mais comuns o problema está nos anéis de pistão que podem estar muito desgastados ou quebrados. Em resumo, esta fumaça azulada indica que o seu motor precisa urgentemente de raparo e dificilmente escapará de ir para a retífica.

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