segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Conheça as principais peças do alternador.

A principal função do alternador é gerar energia para alimentar todos os equipamentos elétricos e eletrônicos dos veículos.


A Polia tem a função mecânica de transmitir o torque (giro) do motor do veículo para o eixo do rotor, através da correia.



Os mancais são responsáveis pela fixação do alternador no motor do veículo. Além disso, funcionam como escudos que protegem o sistema interno do alternador contra a entrada de resíduos e objetos estranhos que poderiam danificá-lo.



Os rolamentos possibilitam ao alternador atingir altas rotações sem que haja ruídos, aquecimento ou desgaste prematuro de seus componentes. Os rolamentos são indispensáveis para o bom funcionamento do alternador.



O rotor produz o campo magnético responsável pela produção da corrente elétrica fornecida pelo alternador.



No estator é produzida a energia elétrica necessária ao funcionamento do veículo. Suas bobinas fornecem os elétrons que formarão a corrente elétrica do alternador.



O regulador de tensão é um componente de vital importância para o funcionamento eficiente do alternador. Ele é responsável por monitorar e regular a tensão que o alternador fornece a todos os componentes eletroeletrônicos no veículo.



Também conhecido como placa de diodos, o conjunto retificador tem a função de transformar a corrente e a tensão alternadas em contínuas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário