terça-feira, 29 de outubro de 2013

Como Diagnósticar o equilíbrio elétrico do veículo

Para diagnosticar a troca de uma bateria é muito importante realizar o análise do equilíbrio elétrico do veículo. Conecte o pólo negativo na lataria do veículo. Desse pólo sai uma ligação para o motor de partida, que segue para o alternador e a caixa de fusíveis do veículo, responsável por ligar o sistema aos botões de liga/desliga dos consumidores elétricos do veículo. Todos esses componentes também são aterrados à lataria do veículo.

O alternador gera a corrente em amperes conforme a rotação do motor, ou seja, dependendo da rotação o alternador consegue gerar mais ou menos energia para o sistema. Em marcha lenta o alternador gera cerca de 60% da sua capacidade nominal, ou seja, algo em torno de 42 amperes. Quando o motor é acelerado e passa as 1.500 rpm, o alternador consegue gerar mais energia, chegando aos 95% ou 70 amperes.

Para checar o desequilíbrio elétrico em um veículo, coloque um alicate amperímetro na saída do cabo positivo da bateria e, com o motor ligado na marcha lenta e os consumidores acionados, verifique o índice de carga da bateria. Se o veículo estiver com o índice negativo, é recomendado realizar a manutenção do alternador. A troca apenas da bateria não irá resolve o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário