quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Como evitar e corrigir o problema de mau contato?

Para evitar o mau contato, devem ser tomadas algumas medidas preventivas como:

Evitar a remoção contínua de conectores e terminais, impedir a infiltração de umidade nos conectores e não utilizar consumidores de maior potência do que os originais, remover os conectores e terminais com cuidado, prevenindo contra a quebra das travas, evitar emendas e furos nos fios e reapertar periodicamente, os terminais fixados por meio de parafusos.

conectores e terminais

Já a correção é mais trabalhosa pois, muitas vezes, envolve a substituição de componentes (o mais recomendável, porém nem sempre possível). O uso de lixas e limas sobre os contatos e terminais deve ser evitada, pois retiram material não oxidado juntamente com o óxido, reduzindo ainda mais seção transversal da peça. Com isso, sua capacidade de transmissão de corrente fica ainda menor. Isso, sem falar na perda de paralelismo entre as superfícies que o desgaste vai provocar.

Os aerossóis do tipo limpa contatos dissolvem o óxido e removem a gordura que por ventura esteja sobre os contatos. É uma solução bem menos agressiva e bastante eficiente. No entanto, de nada adianta se os contatos apresentarem folga ou estiverem excessivamente corroídos.
limpa contatos


Posso apertar terminais folgados com o alicate?

Sim, mas nem sempre dá certo, o correto é substituir o conector ou terminal, atualmente o mercado oferece uma série de kits para substituição de conectores e terminais, contendo peças e ferramenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário