Cód. - Descrição da falha
05 - Falha Sinal Rotação Bomba Injetora
07 - Sinal frequência Alto no Sensor Velocidade
08 - Sinal de Velocidade Errado
09 - Temperatura do Ar Maior que 90ºC
10 - Temperatura do Ar na Admissão Baixa
11 - Temperatura do Ar na Admissão Alta
12 - Temperatura Líquido de Arrefecimento Baixa
13 - Temperatura Líquido de Arrefecimento Alta
14 - Pressão do Ar na Admissão Baixa
15 - Pressão do Ar na Admissão Alta
16 - Tensão Baixa no Pedal do Acelerador
17 - Tensão Alta no Pedal do Acelerador
19 - Avaria Interna do Módulo de Comando
20 - Avaria de Regulação Generalizada
21 - Posição da Cremalheira Reguladora Baixa
22 - Posição da Cremalheira Reguladora Alta
24 - Interruptor de Marcha Lenta Avariado
Fontes: Manual Kaptor Diesel.
segunda-feira, 27 de janeiro de 2014
quinta-feira, 16 de janeiro de 2014
Códigos de Falhas Scania
- EDC MS5 / EDC MS6.2
Código - Descrição da falha
4 - Sinal do sensor de temperatura da água
6 - Sinal do sensor de temperatura do ar de admissão
7 - Sinal do sensor de pressão do ar de admissão
9 - Tensão da bateria abaixo de 9VDC
0a - Sinais contraditórios dos interruptores do pedal do freio
0e - Sinal de rotação do motor ultrapassou 3000 RPM
18 - Sinal proveniente do comando do controle de cruzeiro
1a - Falha no circuito de comunicação CAN
20 - Pedal do acelerador e do freio pressionados ao mesmo tempo
21 - ECU alimentada mesmo com a chave da ignição desligada
27 - Sinal proveniente do interruptor de corte de emergência
2c - Unidade de injeçao do cilindro 5
2d - Unidade de injeçao do cilindro 3
2e - Unidade de injeçao do cilindro 6
2f - Unidade de injeçao do cilindro 2
30 - Unidade de injeçao do cilindro 4
31 - Unidade de injeçao do cilindro 1
4b - Sinal proveniente do sensor de pressão do óleo é improvável
4c - Falha (avaria) durante a verificação do imobilizador
4e - Sinal do sensor de pressão atmosférica
51 - Falha (avaria) na comunicação CAN com a ECU
55 - Falha (avaria) na comunicação CAN com a ECU
56 - Sinal de velocidade do veículo
57 - Nenhum sinal de velocidade do veículo ou velocidade improvavelmente alta
81 - Sinal do potênciometro do sensor do pedal do acelerador
82 - Sinal de rotação principal
83 - Sinal de rotação auxiliar
89 - Tensão da bateria fora da faixa permitida
8b - Falha durante o teste de corte de alimentação
8d - Falha interna na unidade de comando
92 - Contato fraco com o sinal do sensor de posição da cremalheira
93 - Sinal improvável proveniente do sensor de posição da cremalheira
94 - A cremalheira não pode ser ajustada corretamente
97 - Nenhuma mensagen de CAN da ECU sobre a velocidade, ou a ECU informou que o sinal do tacógrafo está com problemas
a2 - Rotação não diminui suficientemente depressa quando o motor é desligado
a4 - Falha interna na unidade de comando
a5 - Teste de corte de alimentação incompleto
a6 - Circuito comandado pelo estágio acionador da unidade de comando
a9 - Falha interna na unidade de comando (ECU)
f1 - Sinal improvável do potênciometro do sensor do pedal do acelerador
f2 - Desvio entre o pedal do acelerador e o interruptor do acelerador
Marcadores:
auto elétrica,
auto elétrica querência,
chicote,
código,
dicas,
elétrica,
esquema elétrico,
falha,
falhando,
manutenção,
scania,
scanner
quarta-feira, 15 de janeiro de 2014
Guia do IPVA 2014 Paraná
IPVA é o imposto estadual sobre a Propriedade de Veículos Automotores, devido anualmente por todos os proprietários de veículos automotores.
O contribuinte do imposto é toda pessoa física ou jurídica proprietária de veículo automotor.
No caso de arrendamento mercantil, contribuinte é a empresa arrendadora.
Nos casos de veículos com comunicado de venda registrado no DETRAN, o comprador é o contribuinte em relação aos fatos geradores posteriores à compra.
Base de Cálculo:
Quando se tratar de veículos usados, a base de cálculo do IPVA é o valor venal de mercado do veículo, avaliado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE, contratada pela Secretaria de Estado da Fazenda para elaborar a tabela de preços médios de veículos, observando-se marca, modelo, espécie e ano de fabricação.
Quando se tratar de veículo novo, a base de cálculo é o valor total da nota fiscal de aquisição, incluído o dos opcionais e acessórios.
O contribuinte do imposto é toda pessoa física ou jurídica proprietária de veículo automotor.
No caso de arrendamento mercantil, contribuinte é a empresa arrendadora.
Nos casos de veículos com comunicado de venda registrado no DETRAN, o comprador é o contribuinte em relação aos fatos geradores posteriores à compra.
Base de Cálculo:
Quando se tratar de veículos usados, a base de cálculo do IPVA é o valor venal de mercado do veículo, avaliado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE, contratada pela Secretaria de Estado da Fazenda para elaborar a tabela de preços médios de veículos, observando-se marca, modelo, espécie e ano de fabricação.
Quando se tratar de veículo novo, a base de cálculo é o valor total da nota fiscal de aquisição, incluído o dos opcionais e acessórios.
Final da placa | Pagamento a vista (desconto de 5%) | Pagamento integral ou em até 5 cotas (sem desconto) |
---|---|---|
1 | 10 de fevereiro | 10 de março a 10 de julho |
2 | 11 de fevereiro | 11 de março a 11 de julho |
3 | 12 de fevereiro | 12 de março a 12 de julho |
4 | 13 de fevereiro | 13 de março a 13 de julho |
5 | 14 de fevereiro | 14 de março a 14 de julho |
6 | 17 de fevereiro | 17 de março a 17 de julho |
7 | 18 de fevereiro | 18 de março a 18 de julho |
8 | 19 de fevereiro | 19 de março a 19 de julho |
9 | 20 de fevereiro | 20 de março a 20 de julho |
0 | 21 de fevereiro | 21 de março a 21 de julho |
segunda-feira, 6 de janeiro de 2014
Conheça as principais peças do alternador.
A principal função do alternador é gerar energia para alimentar todos os equipamentos elétricos e eletrônicos dos veículos.
A Polia tem a função mecânica de transmitir o torque (giro) do motor do veículo para o eixo do rotor, através da correia.
Os mancais são responsáveis pela fixação do alternador no motor do veículo. Além disso, funcionam como escudos que protegem o sistema interno do alternador contra a entrada de resíduos e objetos estranhos que poderiam danificá-lo.
Os rolamentos possibilitam ao alternador atingir altas rotações sem que haja ruídos, aquecimento ou desgaste prematuro de seus componentes. Os rolamentos são indispensáveis para o bom funcionamento do alternador.
O rotor produz o campo magnético responsável pela produção da corrente elétrica fornecida pelo alternador.
No estator é produzida a energia elétrica necessária ao funcionamento do veículo. Suas bobinas fornecem os elétrons que formarão a corrente elétrica do alternador.
O regulador de tensão é um componente de vital importância para o funcionamento eficiente do alternador. Ele é responsável por monitorar e regular a tensão que o alternador fornece a todos os componentes eletroeletrônicos no veículo.
Também conhecido como placa de diodos, o conjunto retificador tem a função de transformar a corrente e a tensão alternadas em contínuas.
A Polia tem a função mecânica de transmitir o torque (giro) do motor do veículo para o eixo do rotor, através da correia.
Os mancais são responsáveis pela fixação do alternador no motor do veículo. Além disso, funcionam como escudos que protegem o sistema interno do alternador contra a entrada de resíduos e objetos estranhos que poderiam danificá-lo.
Os rolamentos possibilitam ao alternador atingir altas rotações sem que haja ruídos, aquecimento ou desgaste prematuro de seus componentes. Os rolamentos são indispensáveis para o bom funcionamento do alternador.
O rotor produz o campo magnético responsável pela produção da corrente elétrica fornecida pelo alternador.
No estator é produzida a energia elétrica necessária ao funcionamento do veículo. Suas bobinas fornecem os elétrons que formarão a corrente elétrica do alternador.
O regulador de tensão é um componente de vital importância para o funcionamento eficiente do alternador. Ele é responsável por monitorar e regular a tensão que o alternador fornece a todos os componentes eletroeletrônicos no veículo.
Também conhecido como placa de diodos, o conjunto retificador tem a função de transformar a corrente e a tensão alternadas em contínuas.
quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
Novo Fiorino com motor 1.4 EVO de 88 cavalos
A Fiat lançou a terceira geração do Fiorino.
Baseado no novo Uno, o furgão assumiu a identidade visual do hatch mas com visual próprio na parte de trás, destaque para as lanternas maiores.
Segundo a Fiat, o novo Fiorino cresceu para todos os lados: são 20 cm a mais no comprimento, 2,1 cm na largura, 2,7 cm na altura e 14 cm no entre-eixos. Apesar disso, as dimensões extras parecem ter beneficiado apenas o volume de carga, que subiu de 620 para 650 quilos. Por dentro, a sensação é de aperto tanto para motorista quanto para o passageiro, que têm pouco espaço para joelhos, pernas e cabeça.
O motor 1.2 de 70/71 cavalos foi substituído pelo 1.4 EVO de 85/88 cv e 12,4/12,5 kgfm de torque.
O novo Fiat Fiorino é vendido em versão única, por R$ 38.540, mas é possível comprar o Kit Celebretion 1, que inclui ar condicionado, direção hidráulica e vidros/ travas elétricos por R$ 4,5 mil. Segundo o fabricante, se fossem adquiridos separadamente cada um desses itens, o valor seria de R$ 6,5 mil.
Baseado no novo Uno, o furgão assumiu a identidade visual do hatch mas com visual próprio na parte de trás, destaque para as lanternas maiores.
Segundo a Fiat, o novo Fiorino cresceu para todos os lados: são 20 cm a mais no comprimento, 2,1 cm na largura, 2,7 cm na altura e 14 cm no entre-eixos. Apesar disso, as dimensões extras parecem ter beneficiado apenas o volume de carga, que subiu de 620 para 650 quilos. Por dentro, a sensação é de aperto tanto para motorista quanto para o passageiro, que têm pouco espaço para joelhos, pernas e cabeça.
O motor 1.2 de 70/71 cavalos foi substituído pelo 1.4 EVO de 85/88 cv e 12,4/12,5 kgfm de torque.
O novo Fiat Fiorino é vendido em versão única, por R$ 38.540, mas é possível comprar o Kit Celebretion 1, que inclui ar condicionado, direção hidráulica e vidros/ travas elétricos por R$ 4,5 mil. Segundo o fabricante, se fossem adquiridos separadamente cada um desses itens, o valor seria de R$ 6,5 mil.
terça-feira, 17 de dezembro de 2013
Como fazer uma partida auxiliar de um automóvel para o outro de forma correta
Uma prática bastante usada o é a famosa chupeta, sem falar que a maioria prefere o tranco. Portanto, é recomendado seguir esses 6 (seis) passos:
1- Desligue todo o equipamento elétrico desnecessário;
2- Ligue o terminal positivo (+) da bateria descarregada ao terminal Positivo (+) da bateria auxiliar;
3- Ligue uma das extremidades do segundo cabo ao terminal negativo da bateria auxiliar e a outra extremidade a uma parte metálica do Motor no qual se deseja dar a partida e não ao terminal negativo (-) da bateria descarregada;
4- Acelere o motor do veículo, que a bateria auxiliar está conectada, para uma rotação Elevada;
5- Agora de a partida no motor do veiculo com a bateria descarregada;
6- Uma vez dada a partida deixe ambos os veículos funcionando por mais de 03 (três) minutos antes de desligar os cabos.
terça-feira, 3 de dezembro de 2013
Códigos de Falhas CR Mercedes-Benz
Cód. Descrição da falha
0100 Falha Circuito Massa/ Volume de ar
0105 Falha Sensor de Pressão de Sobrealimentação
0110 Falha Circuito Sensor da Temperatura do Ar
0115 Falha Circuito Sensor de Temperatura da Água
0120 Falha Atuador da Válvula de Estrangulamento
0190 Falha Circuito Sensor de Pressão da Linha de Combustível
0201 Falha Circuito do Injetor - Cilindro 1
0202 Falha Circuito do Injetor - Cilindro 2
0203 Falha Circuito do Injetor - Cilindro 3
0204 Falha Circuito do Injetor - Cilindro 4
0205 Falha Circuito do Injetor - Cilindro 5
0206 Falha Circuito do Injetor - Cilindro 6
0500 Falha Sensor Sinal de Velocidade
0600 Falha Comunicação Serial CAN
0700 Falha Sistema de Controle da Transmissão
0702 Sistema Elétrico Controle de Transmissão
0703 Falha Entrada Chave Breque/ Conversor de Torque
1105 Falha Circuito Sensor de Pressão Atmosférica
1187 Falha Controle de Pressão Linha de Combustível
1188 Corte Elemento Bomba de Alta Pressão
1189 Corte Canal de Admissão
1190 Falha Atuador Válvula Reguladora de Pressão
1192 Falha Circuito Sensor Óleo do Motor
1221 Falha Comunicação CAN ASR/ EGS
1222 Falha Circuito Sensor 1 Posição Pedal
1234 Falha Circuito Sensor 2 Posição Pedal
1330 Falha Controle de Arranque
1335 Falha Comando do Arranque
1353 Falha Regulador da Velocidade de Rotação de Trabalho
1354 Falha Sincronizador Eixo de Cames/ Cambota
1403 Falha Circuito Válvula EGR
1435 Falha Supervisionamento do Catalisador
1436 Falha Circuito Sensor 1 de Temperatura dos Gases de Escapamento
1437 Falha Circuito Sensor 2 de Temperatura dos Gases de Escapamento
1470 Falha Controle de Pressão Aspiração/ Turbo
1480 Falha Controle de Pré-Incandescência
1481 Falha Lâmpada Indicadora Incandescência
1482 Falha Fase final Módulo Incandescência
1515 Falha Limitador de Velocidade Máxima
1520 Falha Interruptor Controle de Navegação
1610 Falha Rele principal
1611 Falha ECU defeituosa
1612 Falha ECU - Tensão KL 15
1613 Falha ECU defeituosa
1614 Falha ECU/ Remessa de Combustível/ Posição Agulha
1615 Falha Tensão Alimentação ECU
1617 Falha ECU - Não Codificada (EEPROM)
1622 Falha Desligamento Elétrico (ELAB)
1626 Falha no Suporte do Motor
1630 Falha Bloqueio da Ignição
1636 Falha Ventoinha de Aspiração Elétrica
1661 Falha Tensão nos Injetores 1 e 4
1662 Falha Tensão nos Injetores 2 e 3
1663 Falha Válvula Controle de Pressão Combustível
1664 Falha Aquecimento Suplementar
1665 Falha Persiana do Ventilador do Radiador
1666 Falha Teste Funcional por Inércia (Com Corte)
1681 Falha Unidade de Comando do Air Bag - Sensor de Choque
1698 Falha Corte Compressor do A/C
1699 Falha Inicio/ Stop do Motor
1705 Falha Interruptor Embreagem
2004 Falha Supervisionamento Termostato
2006 Falha Sensor de Pressão de Pré- Alimentação
2007 Supervisionamento Pressão de Pré-Alimentação
2008 Falha Controle de Pressão Linha de Combustível
2009 Falha Circuito Sensor de Nível da Água
2200 Falha no circuito da unidade de comando dos instrumentos
2203 Intervenção externa na mistura pelo ASR
2306 Falha no circuito da alimentação do sensor do pedal 2
2319 Falha no circuito do conversor analógico digital
2320 Tensão limite - tensão do capacitor 1
0100 Falha Circuito Massa/ Volume de ar
0105 Falha Sensor de Pressão de Sobrealimentação
0110 Falha Circuito Sensor da Temperatura do Ar
0115 Falha Circuito Sensor de Temperatura da Água
0120 Falha Atuador da Válvula de Estrangulamento
0190 Falha Circuito Sensor de Pressão da Linha de Combustível
0201 Falha Circuito do Injetor - Cilindro 1
0202 Falha Circuito do Injetor - Cilindro 2
0203 Falha Circuito do Injetor - Cilindro 3
0204 Falha Circuito do Injetor - Cilindro 4
0205 Falha Circuito do Injetor - Cilindro 5
0206 Falha Circuito do Injetor - Cilindro 6
0500 Falha Sensor Sinal de Velocidade
0600 Falha Comunicação Serial CAN
0700 Falha Sistema de Controle da Transmissão
0702 Sistema Elétrico Controle de Transmissão
0703 Falha Entrada Chave Breque/ Conversor de Torque
1105 Falha Circuito Sensor de Pressão Atmosférica
1187 Falha Controle de Pressão Linha de Combustível
1188 Corte Elemento Bomba de Alta Pressão
1189 Corte Canal de Admissão
1190 Falha Atuador Válvula Reguladora de Pressão
1192 Falha Circuito Sensor Óleo do Motor
1221 Falha Comunicação CAN ASR/ EGS
1222 Falha Circuito Sensor 1 Posição Pedal
1234 Falha Circuito Sensor 2 Posição Pedal
1330 Falha Controle de Arranque
1335 Falha Comando do Arranque
1353 Falha Regulador da Velocidade de Rotação de Trabalho
1354 Falha Sincronizador Eixo de Cames/ Cambota
1403 Falha Circuito Válvula EGR
1435 Falha Supervisionamento do Catalisador
1436 Falha Circuito Sensor 1 de Temperatura dos Gases de Escapamento
1437 Falha Circuito Sensor 2 de Temperatura dos Gases de Escapamento
1470 Falha Controle de Pressão Aspiração/ Turbo
1480 Falha Controle de Pré-Incandescência
1481 Falha Lâmpada Indicadora Incandescência
1482 Falha Fase final Módulo Incandescência
1515 Falha Limitador de Velocidade Máxima
1520 Falha Interruptor Controle de Navegação
1610 Falha Rele principal
1611 Falha ECU defeituosa
1612 Falha ECU - Tensão KL 15
1613 Falha ECU defeituosa
1614 Falha ECU/ Remessa de Combustível/ Posição Agulha
1615 Falha Tensão Alimentação ECU
1617 Falha ECU - Não Codificada (EEPROM)
1622 Falha Desligamento Elétrico (ELAB)
1626 Falha no Suporte do Motor
1630 Falha Bloqueio da Ignição
1636 Falha Ventoinha de Aspiração Elétrica
1661 Falha Tensão nos Injetores 1 e 4
1662 Falha Tensão nos Injetores 2 e 3
1663 Falha Válvula Controle de Pressão Combustível
1664 Falha Aquecimento Suplementar
1665 Falha Persiana do Ventilador do Radiador
1666 Falha Teste Funcional por Inércia (Com Corte)
1681 Falha Unidade de Comando do Air Bag - Sensor de Choque
1698 Falha Corte Compressor do A/C
1699 Falha Inicio/ Stop do Motor
1705 Falha Interruptor Embreagem
2004 Falha Supervisionamento Termostato
2006 Falha Sensor de Pressão de Pré- Alimentação
2007 Supervisionamento Pressão de Pré-Alimentação
2008 Falha Controle de Pressão Linha de Combustível
2009 Falha Circuito Sensor de Nível da Água
2200 Falha no circuito da unidade de comando dos instrumentos
2203 Intervenção externa na mistura pelo ASR
2306 Falha no circuito da alimentação do sensor do pedal 2
2319 Falha no circuito do conversor analógico digital
2320 Tensão limite - tensão do capacitor 1
Marcadores:
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auto elétrica querência,
bomba de combustível,
dicas,
esquema elétrico,
falha,
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