segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Códigos de Falhas Volvo EDC

Cód. - Descrição da falha

05  - Falha Sinal Rotação Bomba Injetora

07  - Sinal frequência Alto no Sensor Velocidade

08  - Sinal de Velocidade Errado

09  - Temperatura do Ar Maior que 90ºC

10  - Temperatura do Ar na Admissão Baixa

11  - Temperatura do Ar na Admissão Alta

12  - Temperatura Líquido de Arrefecimento Baixa

13  - Temperatura Líquido de Arrefecimento Alta

14  - Pressão do Ar na Admissão Baixa

15  - Pressão do Ar na Admissão Alta

16  - Tensão Baixa no Pedal do Acelerador

17  - Tensão Alta no Pedal do Acelerador

19  - Avaria Interna do Módulo de Comando

20  - Avaria de Regulação Generalizada

21  - Posição da Cremalheira Reguladora Baixa

22  - Posição da Cremalheira Reguladora Alta

24  - Interruptor de Marcha Lenta Avariado

Fontes: Manual Kaptor Diesel.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Códigos de Falhas Scania

- EDC MS5 / EDC MS6.2

Código - Descrição da falha

4 - Sinal do sensor de temperatura da água

6 - Sinal do sensor de temperatura do ar de admissão

7 - Sinal do sensor de pressão do ar de admissão

9 - Tensão da bateria abaixo de 9VDC

0a - Sinais contraditórios dos interruptores do pedal do freio

0e - Sinal de rotação do motor ultrapassou 3000 RPM

18 - Sinal proveniente do comando do controle de cruzeiro

1a - Falha no circuito de comunicação CAN

20 - Pedal do acelerador e do freio pressionados ao mesmo tempo

21 - ECU alimentada mesmo com a chave da ignição desligada

27 - Sinal proveniente do interruptor de corte de emergência

2c - Unidade de injeçao do cilindro 5

2d - Unidade de injeçao do cilindro 3

2e - Unidade de injeçao do cilindro 6

2f - Unidade de injeçao do cilindro 2

30 - Unidade de injeçao do cilindro 4

31 - Unidade de injeçao do cilindro 1

4b - Sinal proveniente do sensor de pressão do óleo é improvável

4c - Falha (avaria) durante a verificação do imobilizador

4e - Sinal do sensor de pressão atmosférica

51 - Falha (avaria) na comunicação CAN com a ECU

55 - Falha (avaria) na comunicação CAN com a ECU

56 - Sinal de velocidade do veículo

57 - Nenhum sinal de velocidade do veículo ou velocidade improvavelmente alta

81 - Sinal do potênciometro do sensor do pedal do acelerador

82 - Sinal de rotação principal

83 - Sinal de rotação auxiliar

89 - Tensão da bateria fora da faixa permitida

8b - Falha durante o teste de corte de alimentação

8d - Falha interna na unidade de comando

92 - Contato fraco com o sinal do sensor de posição da cremalheira

93 - Sinal improvável proveniente do sensor de posição da cremalheira

94 - A cremalheira não pode ser ajustada corretamente

97 - Nenhuma mensagen de CAN da ECU sobre a velocidade, ou a ECU informou que o sinal do tacógrafo está com problemas

a2 - Rotação não diminui suficientemente depressa quando o motor é desligado

a4 - Falha interna na unidade de comando

a5 - Teste de corte de alimentação incompleto

a6 - Circuito comandado pelo estágio acionador da unidade de comando

a9 - Falha interna na unidade de comando (ECU)

f1 - Sinal improvável do potênciometro do sensor do pedal do acelerador

f2 - Desvio entre o pedal do acelerador e o interruptor do acelerador

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Guia do IPVA 2014 Paraná

IPVA é o imposto estadual sobre a Propriedade de Veículos Automotores, devido anualmente por todos os proprietários de veículos automotores.

O contribuinte do imposto é toda pessoa física ou jurídica proprietária de veículo automotor.
No caso de arrendamento mercantil, contribuinte é a empresa arrendadora.
Nos casos de veículos com comunicado de venda registrado no DETRAN, o comprador é o contribuinte em relação aos fatos geradores posteriores à compra.

Base de Cálculo:

Quando se tratar de veículos usados, a base de cálculo do IPVA é o valor venal de mercado do veículo, avaliado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE, contratada pela Secretaria de Estado da Fazenda para elaborar a tabela de preços médios de veículos, observando-se marca, modelo, espécie e ano de fabricação.

Quando se tratar de veículo novo, a base de cálculo é o valor total da nota fiscal de aquisição, incluído o dos opcionais e acessórios.


Final da placa Pagamento a vista (desconto de 5%) Pagamento integral ou em até 5 cotas (sem desconto)
1 10 de fevereiro 10 de março a 10 de julho
2 11 de fevereiro 11 de março a 11 de julho
3 12 de fevereiro 12 de março a 12 de julho
4 13 de fevereiro 13 de março a 13 de julho
5 14 de fevereiro 14 de março a 14 de julho
6 17 de fevereiro 17 de março a 17 de julho
7 18 de fevereiro 18 de março a 18 de julho
8 19 de fevereiro 19 de março a 19 de julho
9 20 de fevereiro 20 de março a 20 de julho
0 21 de fevereiro 21 de março a 21 de julho

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Conheça as principais peças do alternador.

A principal função do alternador é gerar energia para alimentar todos os equipamentos elétricos e eletrônicos dos veículos.


A Polia tem a função mecânica de transmitir o torque (giro) do motor do veículo para o eixo do rotor, através da correia.



Os mancais são responsáveis pela fixação do alternador no motor do veículo. Além disso, funcionam como escudos que protegem o sistema interno do alternador contra a entrada de resíduos e objetos estranhos que poderiam danificá-lo.



Os rolamentos possibilitam ao alternador atingir altas rotações sem que haja ruídos, aquecimento ou desgaste prematuro de seus componentes. Os rolamentos são indispensáveis para o bom funcionamento do alternador.



O rotor produz o campo magnético responsável pela produção da corrente elétrica fornecida pelo alternador.



No estator é produzida a energia elétrica necessária ao funcionamento do veículo. Suas bobinas fornecem os elétrons que formarão a corrente elétrica do alternador.



O regulador de tensão é um componente de vital importância para o funcionamento eficiente do alternador. Ele é responsável por monitorar e regular a tensão que o alternador fornece a todos os componentes eletroeletrônicos no veículo.



Também conhecido como placa de diodos, o conjunto retificador tem a função de transformar a corrente e a tensão alternadas em contínuas.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Novo Fiorino com motor 1.4 EVO de 88 cavalos

A Fiat lançou a terceira geração do Fiorino.

Baseado no novo Uno, o furgão assumiu a identidade visual do hatch mas com visual próprio na parte de trás, destaque para as lanternas maiores.




Segundo a Fiat, o novo Fiorino cresceu para todos os lados: são 20 cm a mais no comprimento, 2,1 cm na largura, 2,7 cm na altura e 14 cm no entre-eixos. Apesar disso, as dimensões extras parecem ter beneficiado apenas o volume de carga, que subiu de 620 para 650 quilos. Por dentro, a sensação é de aperto tanto para motorista quanto para o passageiro, que têm pouco espaço para joelhos, pernas e cabeça.

O motor 1.2 de 70/71 cavalos foi substituído pelo 1.4 EVO de 85/88 cv e 12,4/12,5 kgfm de torque.

O novo Fiat Fiorino é vendido em versão única, por R$ 38.540, mas é possível comprar o Kit Celebretion 1, que inclui ar condicionado, direção hidráulica e vidros/ travas elétricos por R$ 4,5 mil. Segundo o fabricante, se fossem adquiridos separadamente cada um desses itens, o valor seria de R$ 6,5 mil.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Como fazer uma partida auxiliar de um automóvel para o outro de forma correta

Uma prática bastante usada o é a famosa chupeta, sem falar que a maioria prefere o tranco. Portanto, é recomendado seguir esses 6 (seis) passos:

1- Desligue todo o equipamento elétrico desnecessário;

2- Ligue o terminal positivo (+) da bateria descarregada ao terminal Positivo (+) da bateria auxiliar;

3- Ligue uma das extremidades do segundo cabo ao terminal negativo da bateria auxiliar e a outra extremidade a uma parte metálica do Motor no qual se deseja dar a partida e não ao terminal negativo (-) da bateria descarregada;

4- Acelere o motor do veículo, que a bateria auxiliar está conectada, para uma rotação Elevada;

5- Agora de a partida no motor do veiculo com a bateria descarregada;

6- Uma vez dada a partida deixe ambos os veículos funcionando por mais de 03 (três) minutos antes de desligar os cabos.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Códigos de Falhas CR Mercedes-Benz

Cód. Descrição da falha

0100 Falha Circuito Massa/ Volume de ar

0105 Falha Sensor de Pressão de Sobrealimentação

0110 Falha Circuito Sensor da Temperatura do Ar

0115 Falha Circuito Sensor de Temperatura da Água

0120 Falha Atuador da Válvula de Estrangulamento

0190 Falha Circuito Sensor de Pressão da Linha de Combustível

0201 Falha Circuito do Injetor - Cilindro 1

0202 Falha Circuito do Injetor - Cilindro 2

0203 Falha Circuito do Injetor - Cilindro 3

0204 Falha Circuito do Injetor - Cilindro 4

0205 Falha Circuito do Injetor - Cilindro 5

0206 Falha Circuito do Injetor - Cilindro 6

0500 Falha Sensor Sinal de Velocidade

0600 Falha Comunicação Serial CAN

0700 Falha Sistema de Controle da Transmissão

0702 Sistema Elétrico Controle de Transmissão

0703 Falha Entrada Chave Breque/ Conversor de Torque

1105 Falha Circuito Sensor de Pressão Atmosférica

1187 Falha Controle de Pressão Linha de Combustível

1188 Corte Elemento Bomba de Alta Pressão

1189 Corte Canal de Admissão

1190 Falha Atuador Válvula Reguladora de Pressão

1192 Falha Circuito Sensor Óleo do Motor

1221 Falha Comunicação CAN ASR/ EGS

1222 Falha Circuito Sensor 1 Posição Pedal

1234 Falha Circuito Sensor 2 Posição Pedal

1330 Falha Controle de Arranque

1335 Falha Comando do Arranque

1353 Falha Regulador da Velocidade de Rotação de Trabalho

1354 Falha Sincronizador Eixo de Cames/ Cambota

1403 Falha Circuito Válvula EGR

1435 Falha Supervisionamento do Catalisador

1436 Falha Circuito Sensor 1 de Temperatura dos Gases de Escapamento

1437 Falha Circuito Sensor 2 de Temperatura dos Gases de Escapamento

1470 Falha Controle de Pressão Aspiração/ Turbo

1480 Falha Controle de Pré-Incandescência

1481 Falha Lâmpada Indicadora Incandescência

1482 Falha Fase final Módulo Incandescência

1515 Falha Limitador de Velocidade Máxima

1520 Falha Interruptor Controle de Navegação

1610 Falha Rele principal

1611 Falha ECU defeituosa

1612 Falha ECU - Tensão KL 15

1613 Falha ECU defeituosa

1614 Falha ECU/ Remessa de Combustível/ Posição Agulha

1615 Falha Tensão Alimentação ECU

1617 Falha ECU - Não Codificada (EEPROM)

1622 Falha Desligamento Elétrico (ELAB)

1626 Falha no Suporte do Motor

1630 Falha Bloqueio da Ignição

1636 Falha Ventoinha de Aspiração Elétrica

1661 Falha Tensão nos Injetores 1 e 4

1662 Falha Tensão nos Injetores 2 e 3

1663 Falha Válvula Controle de Pressão Combustível

1664 Falha Aquecimento Suplementar

1665 Falha Persiana do Ventilador do Radiador

1666 Falha Teste Funcional por Inércia (Com Corte)

1681 Falha Unidade de Comando do Air Bag - Sensor de Choque

1698 Falha Corte Compressor do A/C

1699 Falha Inicio/ Stop do Motor

1705 Falha Interruptor Embreagem

2004 Falha Supervisionamento Termostato

2006 Falha Sensor de Pressão de Pré- Alimentação

2007 Supervisionamento Pressão de Pré-Alimentação

2008 Falha Controle de Pressão Linha de Combustível

2009 Falha Circuito Sensor de Nível da Água

2200 Falha no circuito da unidade de comando dos instrumentos

2203 Intervenção externa na mistura pelo ASR

2306 Falha no circuito da alimentação do sensor do pedal 2

2319 Falha no circuito do conversor analógico digital

2320 Tensão limite - tensão do capacitor 1