quarta-feira, 5 de março de 2014

Códigos de falha na injeção eletrônica Diesel Volvo D12C e D12D motor (MID 128)

Veja abaixo os principais códigos de falha das unidades de comando do motor (MID 128).

PID 045 - Relé do pré-aquecedor;

PID 049 - Comunicação com o ABS;

PID 085 - Comunicação com o piloto automático;

PID 094 - Sensor de pressão de combustível;

PID 097 - Sensor de nível de água no filtro separador;

PID 098 - Sensor do nível do óleo do motor;

PID 100 - Sensor de pressão do óleo do motor;

PID 102 - Sensor de pressão do turbo;

PID 105 - Sensor de temperatura do ar pós-compressor;

PID 107 - Pressostato indicador de restrição do filtro de ar;

PID 108 - Sensor de pressão atmosférica;

PID 110 - Sensor de temperatura da água do motor;

PID 111 - Interruptor do nível de líquido de arrefecimento;

PID 153 - Sensor de pressão dos gases do cárter;

PID 158 - Alimentação elétrica da UCM;

PID 172 - Sensor de temperatura do ar antes do compressor;

PID 175 - Sensor de temperatura do óleo do motor;

PID 224 - Comunicação com o imobilizador;

PID 228 - Inconsistência do fator K;

PID 231 - Falha no link de controle;

PPID 122 - Eletro-válvula reguladora da pressão do óleo para os balancins (VCB);

PPID 123 - Eletro-válvula reguladora de pressão dos gases de escape EPG-2;

PPID 124 - Eletro-válvula reguladora de pressão dos gases de escape EPG-1;

PSID 201 - Interrupção no link de dados;

SID 001 - Unidade Injetora 1;

SID 002 - Unidade injetora 2;

SID 003 - Unidade injetora 3;

SID 004 - Unidade injetora 4;

SID 005 - Unidade injetora 5;

SID 006 - Unidade injetora 6;

SID 018 - Eletro-válvula de drenagem de água do filtro separador;

SID 021 - Sensor de fase;

SID 022 - Sensor de rotação;

SID 026 - Sensor de rotação do ventilador;

SID 033 - Ventilador de arrefecimento;

SID 070 - Pré-aquecedor;

SID 078 - Bomba elétrica de purga do ar;

SID 230 - Informação de contato de mínimo VECU - UCM;

SID 232 - Tensão de referência (5V) dos sensores;

SID 250 - Falha no link de informação (SAE J1587 / J1708);

SID 253 - Falha na memória de dados EEPROM;

SID 254 - Falha na UCM;

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Esquema de ligação relê duplo de faróis

Veja o esquema de ligação do relê duplo para veículos em geral.

Relê, farol, esquema de ligação, esquema elétrico
Relê duplo dos faróis
+ Alimentação do relê;

F Saída positiva do relê para as lâmpadas;

C Entrada positiva do comando para farol;

* Aterramento do relê na carcaça;

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Volvo FH16 750 o caminhão mais potente do mundo

O FH16 na configuração cavalo mecânico 8x4, é equipado com o consagrado D16G, um motor de 16 litros, 750cv de potência e que alcança um torque de 3550Nm.

O motor de 750cv entrega 2800Nm de torque já a 900 rpm. Depois disso, a curva de torque sobe rapidamente e atinge seu pico de 3550 Nm a 1050 rpm, e este elevado torque continua na faixa plana até 1400 rpm. Sendo assim possibilita manter velocidades médias mais altas, mesmo nas subidas, garantindo maior produtividade.
A cabine do FH16 traz o novo design que foi lançada recentemente na Europa, com detalhes únicos e exclusivos. Grade frontal e maçanetas cromadas, bancos com ajustes elétricos forrados em couro e teto solar são alguns dos itens de série neste veículo. Veja abaixo outros itens do FH16:

- Novo design da cabine

- Novo painel

- Câmera auxiliar de ré/manobras

- Teto solar

- Freios EBS

- Freios VEB + Retarder, alcançando 1180cv de potência

- Faróis de xenônio

- Suspensão de traseira eletrônica ECS

- Geladeira

- Maior espaço interno

- Lanternas traseiras de LED

- Cor exclusiva perolizada (preto FH16)





Fonte: Grupo Volvo América Latina.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Códigos de Falhas Volvo EDC

Cód. - Descrição da falha

05  - Falha Sinal Rotação Bomba Injetora

07  - Sinal frequência Alto no Sensor Velocidade

08  - Sinal de Velocidade Errado

09  - Temperatura do Ar Maior que 90ºC

10  - Temperatura do Ar na Admissão Baixa

11  - Temperatura do Ar na Admissão Alta

12  - Temperatura Líquido de Arrefecimento Baixa

13  - Temperatura Líquido de Arrefecimento Alta

14  - Pressão do Ar na Admissão Baixa

15  - Pressão do Ar na Admissão Alta

16  - Tensão Baixa no Pedal do Acelerador

17  - Tensão Alta no Pedal do Acelerador

19  - Avaria Interna do Módulo de Comando

20  - Avaria de Regulação Generalizada

21  - Posição da Cremalheira Reguladora Baixa

22  - Posição da Cremalheira Reguladora Alta

24  - Interruptor de Marcha Lenta Avariado

Fontes: Manual Kaptor Diesel.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Códigos de Falhas Scania

- EDC MS5 / EDC MS6.2

Código - Descrição da falha

4 - Sinal do sensor de temperatura da água

6 - Sinal do sensor de temperatura do ar de admissão

7 - Sinal do sensor de pressão do ar de admissão

9 - Tensão da bateria abaixo de 9VDC

0a - Sinais contraditórios dos interruptores do pedal do freio

0e - Sinal de rotação do motor ultrapassou 3000 RPM

18 - Sinal proveniente do comando do controle de cruzeiro

1a - Falha no circuito de comunicação CAN

20 - Pedal do acelerador e do freio pressionados ao mesmo tempo

21 - ECU alimentada mesmo com a chave da ignição desligada

27 - Sinal proveniente do interruptor de corte de emergência

2c - Unidade de injeçao do cilindro 5

2d - Unidade de injeçao do cilindro 3

2e - Unidade de injeçao do cilindro 6

2f - Unidade de injeçao do cilindro 2

30 - Unidade de injeçao do cilindro 4

31 - Unidade de injeçao do cilindro 1

4b - Sinal proveniente do sensor de pressão do óleo é improvável

4c - Falha (avaria) durante a verificação do imobilizador

4e - Sinal do sensor de pressão atmosférica

51 - Falha (avaria) na comunicação CAN com a ECU

55 - Falha (avaria) na comunicação CAN com a ECU

56 - Sinal de velocidade do veículo

57 - Nenhum sinal de velocidade do veículo ou velocidade improvavelmente alta

81 - Sinal do potênciometro do sensor do pedal do acelerador

82 - Sinal de rotação principal

83 - Sinal de rotação auxiliar

89 - Tensão da bateria fora da faixa permitida

8b - Falha durante o teste de corte de alimentação

8d - Falha interna na unidade de comando

92 - Contato fraco com o sinal do sensor de posição da cremalheira

93 - Sinal improvável proveniente do sensor de posição da cremalheira

94 - A cremalheira não pode ser ajustada corretamente

97 - Nenhuma mensagen de CAN da ECU sobre a velocidade, ou a ECU informou que o sinal do tacógrafo está com problemas

a2 - Rotação não diminui suficientemente depressa quando o motor é desligado

a4 - Falha interna na unidade de comando

a5 - Teste de corte de alimentação incompleto

a6 - Circuito comandado pelo estágio acionador da unidade de comando

a9 - Falha interna na unidade de comando (ECU)

f1 - Sinal improvável do potênciometro do sensor do pedal do acelerador

f2 - Desvio entre o pedal do acelerador e o interruptor do acelerador

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Guia do IPVA 2014 Paraná

IPVA é o imposto estadual sobre a Propriedade de Veículos Automotores, devido anualmente por todos os proprietários de veículos automotores.

O contribuinte do imposto é toda pessoa física ou jurídica proprietária de veículo automotor.
No caso de arrendamento mercantil, contribuinte é a empresa arrendadora.
Nos casos de veículos com comunicado de venda registrado no DETRAN, o comprador é o contribuinte em relação aos fatos geradores posteriores à compra.

Base de Cálculo:

Quando se tratar de veículos usados, a base de cálculo do IPVA é o valor venal de mercado do veículo, avaliado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE, contratada pela Secretaria de Estado da Fazenda para elaborar a tabela de preços médios de veículos, observando-se marca, modelo, espécie e ano de fabricação.

Quando se tratar de veículo novo, a base de cálculo é o valor total da nota fiscal de aquisição, incluído o dos opcionais e acessórios.


Final da placa Pagamento a vista (desconto de 5%) Pagamento integral ou em até 5 cotas (sem desconto)
1 10 de fevereiro 10 de março a 10 de julho
2 11 de fevereiro 11 de março a 11 de julho
3 12 de fevereiro 12 de março a 12 de julho
4 13 de fevereiro 13 de março a 13 de julho
5 14 de fevereiro 14 de março a 14 de julho
6 17 de fevereiro 17 de março a 17 de julho
7 18 de fevereiro 18 de março a 18 de julho
8 19 de fevereiro 19 de março a 19 de julho
9 20 de fevereiro 20 de março a 20 de julho
0 21 de fevereiro 21 de março a 21 de julho

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Conheça as principais peças do alternador.

A principal função do alternador é gerar energia para alimentar todos os equipamentos elétricos e eletrônicos dos veículos.


A Polia tem a função mecânica de transmitir o torque (giro) do motor do veículo para o eixo do rotor, através da correia.



Os mancais são responsáveis pela fixação do alternador no motor do veículo. Além disso, funcionam como escudos que protegem o sistema interno do alternador contra a entrada de resíduos e objetos estranhos que poderiam danificá-lo.



Os rolamentos possibilitam ao alternador atingir altas rotações sem que haja ruídos, aquecimento ou desgaste prematuro de seus componentes. Os rolamentos são indispensáveis para o bom funcionamento do alternador.



O rotor produz o campo magnético responsável pela produção da corrente elétrica fornecida pelo alternador.



No estator é produzida a energia elétrica necessária ao funcionamento do veículo. Suas bobinas fornecem os elétrons que formarão a corrente elétrica do alternador.



O regulador de tensão é um componente de vital importância para o funcionamento eficiente do alternador. Ele é responsável por monitorar e regular a tensão que o alternador fornece a todos os componentes eletroeletrônicos no veículo.



Também conhecido como placa de diodos, o conjunto retificador tem a função de transformar a corrente e a tensão alternadas em contínuas.