quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Circuito elétrico de alta potência para caminhões Volvo

Dependendo da especificação o veículo apresentará porta fusíveis de alta potência fixados na parede interna atrás da bateria direita, após a chave geral.

Os terminais a serem utilizados pelo eletricista estão parafusados nas extremidades destes porta fusíveis.

Para a variante ELCE-PK (que é utilizado para conexões elétricas para implementos) existe apenas uma conexão de fusível chamado de F80, conexão cabo de bateria com fusível de 40A.

Para a variante de chave geral MAINSW-M (chave geral mecânica) o fusível F109 com capacidade de 50A está liberado módulo de chicote de chassis com fusivel de 50A; e para esta mesma variante de chave geral MAINSW-M o fusível F110 com capacidade de 80A está liberado com a conexão cabo de bateria.

Para os veículos com variante de chave geral UMAINS-WI (sem chave geral) o fusível F110 com capacidade de 80A está liberado conexão cabo de bateria.



Caixa de baterias

Observações: Equipamentos elétricos de alto consumo devem ser protegidos por estes fusíveis de alta potência;
O cabo deve sair da caixa de baterias pelo furo que tem as bordas protegidas (junto com os demais cabos) e deverá atravessar a alma da longarina esquerda e ser fixada por braçadeira plástica.

Nota! O cabo negativo do equipamento de alto consumo (terra) deve ser ligado obrigatoriamente na longarina esquerda do quadro do chassi.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

O que é o Scania Retarder?

O Scania Retarder é um sistema de freio auxiliar hidráulico que funciona em conjunto com os freios motor e de serviço. Seu uso garante uma desaceleração mais eficiente, melhor desempenho dos freios e maior segurança. Ele é indicado para todos os tipos de operação e pode ser utilizado em 90% das situações de frenagem.


O sistema pode ser ativado de duas maneiras: pelo pedal de freio de serviço (nos veículos equipados com Freios ABS). Acionado por um leve toque no pedal de freio, a outra maneira é por meio de uma alavanca de fácil alcance, localizada atrás do volante. A alavanca possui uma posição neutra e cinco posições que permitem aumentar a potência do freio, sendo que a quinta posição também aciona o freio motor, produzindo frenagem com força máxima, embora utilizando o Retarder o motorista raramente tenha necessidade de usar a força máxima de frenagem, a não ser em circunstâncias excepcionais.

O Retarder reduz bastante o desgaste normal das lonas e dos tambores, ajudando a diminuir os custos com manutenção dos freios.



sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Significados das letras e números dos Relés norma DIN

Dicas das nomenclaturas da Norma DIN:

Obs: Sua nomenclatura para terminais de relés foi popularizada no Brasil e, apesar de não ser o padrão adotado pela maioria das fábricas, segue como referência.


Relé Farol Scania 112

C - Saída para lâmpada piloto
K1 - Saída para lâmpada piloto 1
K2 - Saída para lâmpada piloto 2
T - Entrada positiva do esguicho do limpador
I - Entrada da chave temporizada do limpador
L - Entrada da chave de seta esquerda
R - Entrada da chave de seta direita
LL - Saída para lâmpada do "cavalo" esquerda
RR - Saída para lâmpada do "cavalo" direita
1 - Bobina de ignição
1a - Platinado
4 - Bobina de ignição alta tensão
15  - + 12V (+24V) após chave de ignição
30 - + 12V (+24V) direto da bateria
30a - Chave seletora série / paralelo (12V / 24V)
31 - Terminal negativo da bateria
31b - Negativo via chave ou relé
31c - Entrada negativa do esguicho
49 - Entrada + 12V (+24V) do relé de pisca
50 - Motor de partida
51 - Alternador
53 - + Motor do limpador do para-brisa
53a - Automático de parada do limpador
53c - Entrada positiva do esguicho
53e - Esguicho
53m - Saída para motor do limpador
53s - Retorno do motor do limpador
54 - Luz de freio
S - (Para temporizadores) Saída para o interruptor
54L - Saída para lâmpadas da carreta esquerda
54R - Saída para lâmpadas da carreta direita
54g - Válvula de retardo do freio
55 - Lâmpada de neblina
56 - Positivo para faróis alto e baixo
56a - Farol alto
56b - Farol baixo
57 - Lâmpada de posição lateral
57a - Lâmpada de estacionamento
57L - Lâmpada de estacionamento esquerda
57R - Lâmpada de estacionamento direita
58 - Lâmpada de posição traseira / licença
58d - Lâmpadas de iluminação do painel (dimmer)
58L - Lâmpada de posição esquerda
58R - Lâmpada de posição direita
71a - Buzina
72 - Chave do alarme
75 - Acendedor de cigarros / rádio
81 - Chave seletora NF entrada (normal fechada)
81a - Chave seletora contato NF (normal fechada)
85 - Lado negativo da bobina do relé
86 - Lado positivo da bobina do relé
87 - Terminal NA (normalmente aberto) do relé
87a - Terminal NF (normalmente fechado) do relé
87b - 2º terminal NA (normalmente aberto) do relé
49a - Saída para lâmpada do relé de pisca
S - Ligar na saída W do interruptor
W - Entrada negativa do sensor de nível d'água

8 terminais, sem suporte, 24V

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O motor de arranque fica estalando ao dar partida!

O motor de partida ou motor de arranque, como também é conhecido, tem o objetivo de colocar em funcionamento o motor. Ele é formado, basicamente, por uma carcaça de aço em formato cilíndrico, com mancais nas extremidades que apoiam o induzido - um conjunto de lâminas cilíndricas que giram e têm ranhuras axiais. No mancal, do lado do coletor, está localizado o porta-escovas. As escovas são tensionadas por molas especiais contra os coletores do induzido, transmitindo a corrente elétrica. Na parte externa do mancal está o pinhão, empurrado por um garfo ao comando da chave magnética.



Motor de Arranque

Quando o motor de arranque fica estalando (o famoso tec - tec) e não roda é necessário verificar os seguintes itens:

- Bateria automotiva descarregada;

- Cabo da bateria isolando;

- Fio de contato do automático isolando;

- Mancais danificados fazendo com que o induzido fique travado e não rode;

- Curto circuito no enrolamento do motor de partida;

- Automático em curto;

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Como desativar o comando de manutenção da rotação do motor

Existem 5 modos diferentes para desativar o comando da rotação do motor linha Volvo.

Execute um dos seguintes passos:

• Pressionar o botão no volante A (ON/OFF);

• Pressionar o pedal da embreagem;

• Pressionar o pedal do freio;

• Utilizar o freio do reboque (veículos trator);

• Liberar o freio de estacionamento (se o veículo estiver programado).

Botão ON OFF no volante

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Ford lança os extrapesados da linha Cargo 2042 e Cargo 2842

 A Ford apresentou os novos caminhões extrapesados da linha Cargo, inéditos na marca.Os modelos cavalos-mecânicos Cargo 2042 4x2 e Cargo 2842 6x2 são destinados a aplicações rodoviárias de longa distância e equipados com um pacote competitivo de conteúdo de tecnologia, segurança e economia.

Os extrapesados da Ford são equipados com o novo motor FPT de 10,3 litros, com potência de 420 cv e torque de 1.900 Nm. A linha Novo Cargo extrapesado vem equipada de série com câmbio automatizado ZF ASTronic de 12 velocidades, vidros e travas elétricos, retrovisores elétricos e ar-condicionado de fábrica são exemplos dos equipamentos oferecidos de série. A linha traz a configuração de cabine leito teto alto: com personalidade e imponência, tem ampla área envidraçada e garante fácil acesso às operações de manutenção e verificação.

O novo painel traz ferramentas para auxiliar no monitoramento do veículo, indicando ao motorista a melhor rotação de trabalho do motor para o menor consumo de combustível. Além disso, o motorista pode acompanhar em tempo real o consumo de combustível e, ao final da viagem, conferir a sua autonomia e produtividade, entre outras informações relacionadas à operação do caminhão. Ambos oferecem uma das melhores relações custo-benefício da categoria.

O Cargo 2042 4x2, com capacidade máxima de tração de 49 toneladas, tem preço sugerido de R$ 260.900 e o Cargo 2842 6x2, com capacidade de 56 toneladas, de R$ 294.900.


Cargo 2042 4x2

Interior Cargo 2042 4x2
Cargo 2842 6x2

Painel Cargo 2842 6x2

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Esquema elétrico conector X21C

Através da instalação de um comando (interruptor) ex-terno a cabina, o conector X21C possibilita aumentar
ou diminuir a rotação do motor quando for usado tomada de força.

As conexões elétricas para o conector X21C são as seguinte:

• PA1−>X21C,pino6;
• PA2−>X21C,pino5;
• PA10−>X21C,pino1;
• 12V−>X21C,pino3;
• 24V−>X21C,pino2;
• GND−>X21C,pino7;
• SLT−> X21C,pino4.

Diagrama

• S_Resume, S_Set+, S_Set- e S_On: chave(interruptor) automotivo push-button NA,2 terminais de 1A;
• S_Sel: chave(interruptor) automotivo 2 terminais de 1A;
• K100: relé automotivo 12V/1A;
• V01, V02, V03 e V04: diódo retificador de 1A;
• GND: terra.
Diagrama elétrico conector X21C