Não há dúvidas de que a umidade é um dos grandes causadores da oxidação dos contatos. E não é rara a sua presença no compartimento do motor. Sobretudo, naqueles que são frequentemente lavados.
A oxidação também pode ser causada por superaquecimento do contato, originado por corrente excessiva (consumidores mais potentes do que os originais).
Terminais de bateria com zinabre.
Afrouxamento das conexões por vibração é outro fator que não pode ser deixado de lado.
Quebra de travas, frequente remoção do conector ou terminal e o afrouxamento do parafuso de fixação junto à carroceria, também geram o mau contato.
quarta-feira, 16 de outubro de 2013
O que provoca o mau contato?
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segunda-feira, 14 de outubro de 2013
Dica de hoje: Sintomas do mau contato!
Veja os principais sintomas do mau contato em veículos:
O motor de partida não gira, apesar da bateria ser nova;
O fusível de um determinado circuito queima frequentemente, sem causa aparente;
O isolante plástico do terminal derrete, apesar de ser novo;
O veículo apresenta sintomas de mau funcionamento em um ou mais sistemas controlados eletronicamente, mas o scanner não detecta qualquer código de falha;
A bateria não é carregada adequadamente, apesar do alternador ter sido revisado e apresentar bom funcionamento em bancada;
Um ou mais acessórios deixam de funcionar, de um momento para o outro, voltando, misteriosamente, a operar normalmente;
Comutadores, relês e interruptores caros queimam misteriosamente, mesmo que os consumidores sejam originais e dentro da potência especificada;
O motor de partida não gira, apesar da bateria ser nova;
O fusível de um determinado circuito queima frequentemente, sem causa aparente;
O isolante plástico do terminal derrete, apesar de ser novo;
O veículo apresenta sintomas de mau funcionamento em um ou mais sistemas controlados eletronicamente, mas o scanner não detecta qualquer código de falha;
A bateria não é carregada adequadamente, apesar do alternador ter sido revisado e apresentar bom funcionamento em bancada;
Um ou mais acessórios deixam de funcionar, de um momento para o outro, voltando, misteriosamente, a operar normalmente;
Comutadores, relês e interruptores caros queimam misteriosamente, mesmo que os consumidores sejam originais e dentro da potência especificada;
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quinta-feira, 10 de outubro de 2013
Circuito elétrico de alta potência para caminhões Volvo
Dependendo da especificação o veículo apresentará porta fusíveis de alta potência fixados na parede interna atrás da bateria direita, após a chave geral.
Os terminais a serem utilizados pelo eletricista estão parafusados nas extremidades destes porta fusíveis.
Para a variante ELCE-PK (que é utilizado para conexões elétricas para implementos) existe apenas uma conexão de fusível chamado de F80, conexão cabo de bateria com fusível de 40A.
Para a variante de chave geral MAINSW-M (chave geral mecânica) o fusível F109 com capacidade de 50A está liberado módulo de chicote de chassis com fusivel de 50A; e para esta mesma variante de chave geral MAINSW-M o fusível F110 com capacidade de 80A está liberado com a conexão cabo de bateria.
Para os veículos com variante de chave geral UMAINS-WI (sem chave geral) o fusível F110 com capacidade de 80A está liberado conexão cabo de bateria.
Observações: Equipamentos elétricos de alto consumo devem ser protegidos por estes fusíveis de alta potência;
O cabo deve sair da caixa de baterias pelo furo que tem as bordas protegidas (junto com os demais cabos) e deverá atravessar a alma da longarina esquerda e ser fixada por braçadeira plástica.
Nota! O cabo negativo do equipamento de alto consumo (terra) deve ser ligado obrigatoriamente na longarina esquerda do quadro do chassi.
Os terminais a serem utilizados pelo eletricista estão parafusados nas extremidades destes porta fusíveis.
Para a variante ELCE-PK (que é utilizado para conexões elétricas para implementos) existe apenas uma conexão de fusível chamado de F80, conexão cabo de bateria com fusível de 40A.
Para a variante de chave geral MAINSW-M (chave geral mecânica) o fusível F109 com capacidade de 50A está liberado módulo de chicote de chassis com fusivel de 50A; e para esta mesma variante de chave geral MAINSW-M o fusível F110 com capacidade de 80A está liberado com a conexão cabo de bateria.
Para os veículos com variante de chave geral UMAINS-WI (sem chave geral) o fusível F110 com capacidade de 80A está liberado conexão cabo de bateria.
Caixa de baterias |
Observações: Equipamentos elétricos de alto consumo devem ser protegidos por estes fusíveis de alta potência;
O cabo deve sair da caixa de baterias pelo furo que tem as bordas protegidas (junto com os demais cabos) e deverá atravessar a alma da longarina esquerda e ser fixada por braçadeira plástica.
Nota! O cabo negativo do equipamento de alto consumo (terra) deve ser ligado obrigatoriamente na longarina esquerda do quadro do chassi.
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terça-feira, 8 de outubro de 2013
O que é o Scania Retarder?
O Scania Retarder é um sistema de freio auxiliar hidráulico que funciona em conjunto com os freios motor e de serviço. Seu uso garante uma desaceleração mais eficiente, melhor desempenho dos freios e maior segurança. Ele é indicado para todos os tipos de operação e pode ser utilizado em 90% das situações de frenagem.
O sistema pode ser ativado de duas maneiras: pelo pedal de freio de serviço (nos veículos equipados com Freios ABS). Acionado por um leve toque no pedal de freio, a outra maneira é por meio de uma alavanca de fácil alcance, localizada atrás do volante. A alavanca possui uma posição neutra e cinco posições que permitem aumentar a potência do freio, sendo que a quinta posição também aciona o freio motor, produzindo frenagem com força máxima, embora utilizando o Retarder o motorista raramente tenha necessidade de usar a força máxima de frenagem, a não ser em circunstâncias excepcionais.
O Retarder reduz bastante o desgaste normal das lonas e dos tambores, ajudando a diminuir os custos com manutenção dos freios.
O sistema pode ser ativado de duas maneiras: pelo pedal de freio de serviço (nos veículos equipados com Freios ABS). Acionado por um leve toque no pedal de freio, a outra maneira é por meio de uma alavanca de fácil alcance, localizada atrás do volante. A alavanca possui uma posição neutra e cinco posições que permitem aumentar a potência do freio, sendo que a quinta posição também aciona o freio motor, produzindo frenagem com força máxima, embora utilizando o Retarder o motorista raramente tenha necessidade de usar a força máxima de frenagem, a não ser em circunstâncias excepcionais.
O Retarder reduz bastante o desgaste normal das lonas e dos tambores, ajudando a diminuir os custos com manutenção dos freios.
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sexta-feira, 4 de outubro de 2013
Significados das letras e números dos Relés norma DIN
Dicas das nomenclaturas da Norma DIN:
Obs: Sua nomenclatura para terminais de relés foi popularizada no Brasil e, apesar de não ser o padrão adotado pela maioria das fábricas, segue como referência.
C - Saída para lâmpada piloto
K1 - Saída para lâmpada piloto 1
K2 - Saída para lâmpada piloto 2
T - Entrada positiva do esguicho do limpador
I - Entrada da chave temporizada do limpador
L - Entrada da chave de seta esquerda
R - Entrada da chave de seta direita
LL - Saída para lâmpada do "cavalo" esquerda
RR - Saída para lâmpada do "cavalo" direita
1 - Bobina de ignição
1a - Platinado
4 - Bobina de ignição alta tensão
15 - + 12V (+24V) após chave de ignição
30 - + 12V (+24V) direto da bateria
30a - Chave seletora série / paralelo (12V / 24V)
31 - Terminal negativo da bateria
31b - Negativo via chave ou relé
31c - Entrada negativa do esguicho
49 - Entrada + 12V (+24V) do relé de pisca
50 - Motor de partida
51 - Alternador
53 - + Motor do limpador do para-brisa
53a - Automático de parada do limpador
53c - Entrada positiva do esguicho
53e - Esguicho
53m - Saída para motor do limpador
53s - Retorno do motor do limpador
54 - Luz de freio
S - (Para temporizadores) Saída para o interruptor
54L - Saída para lâmpadas da carreta esquerda
54R - Saída para lâmpadas da carreta direita
54g - Válvula de retardo do freio
55 - Lâmpada de neblina
56 - Positivo para faróis alto e baixo
56a - Farol alto
56b - Farol baixo
57 - Lâmpada de posição lateral
57a - Lâmpada de estacionamento
57L - Lâmpada de estacionamento esquerda
57R - Lâmpada de estacionamento direita
58 - Lâmpada de posição traseira / licença
58d - Lâmpadas de iluminação do painel (dimmer)
58L - Lâmpada de posição esquerda
58R - Lâmpada de posição direita
71a - Buzina
72 - Chave do alarme
75 - Acendedor de cigarros / rádio
81 - Chave seletora NF entrada (normal fechada)
81a - Chave seletora contato NF (normal fechada)
85 - Lado negativo da bobina do relé
86 - Lado positivo da bobina do relé
87 - Terminal NA (normalmente aberto) do relé
87a - Terminal NF (normalmente fechado) do relé
87b - 2º terminal NA (normalmente aberto) do relé
49a - Saída para lâmpada do relé de pisca
S - Ligar na saída W do interruptor
W - Entrada negativa do sensor de nível d'água
Obs: Sua nomenclatura para terminais de relés foi popularizada no Brasil e, apesar de não ser o padrão adotado pela maioria das fábricas, segue como referência.
Relé Farol Scania 112 |
C - Saída para lâmpada piloto
K1 - Saída para lâmpada piloto 1
K2 - Saída para lâmpada piloto 2
T - Entrada positiva do esguicho do limpador
I - Entrada da chave temporizada do limpador
L - Entrada da chave de seta esquerda
R - Entrada da chave de seta direita
LL - Saída para lâmpada do "cavalo" esquerda
RR - Saída para lâmpada do "cavalo" direita
1 - Bobina de ignição
1a - Platinado
4 - Bobina de ignição alta tensão
15 - + 12V (+24V) após chave de ignição
30 - + 12V (+24V) direto da bateria
30a - Chave seletora série / paralelo (12V / 24V)
31 - Terminal negativo da bateria
31b - Negativo via chave ou relé
31c - Entrada negativa do esguicho
49 - Entrada + 12V (+24V) do relé de pisca
50 - Motor de partida
51 - Alternador
53 - + Motor do limpador do para-brisa
53a - Automático de parada do limpador
53c - Entrada positiva do esguicho
53e - Esguicho
53m - Saída para motor do limpador
53s - Retorno do motor do limpador
54 - Luz de freio
S - (Para temporizadores) Saída para o interruptor
54L - Saída para lâmpadas da carreta esquerda
54R - Saída para lâmpadas da carreta direita
54g - Válvula de retardo do freio
55 - Lâmpada de neblina
56 - Positivo para faróis alto e baixo
56a - Farol alto
56b - Farol baixo
57 - Lâmpada de posição lateral
57a - Lâmpada de estacionamento
57L - Lâmpada de estacionamento esquerda
57R - Lâmpada de estacionamento direita
58 - Lâmpada de posição traseira / licença
58d - Lâmpadas de iluminação do painel (dimmer)
58L - Lâmpada de posição esquerda
58R - Lâmpada de posição direita
71a - Buzina
72 - Chave do alarme
75 - Acendedor de cigarros / rádio
81 - Chave seletora NF entrada (normal fechada)
81a - Chave seletora contato NF (normal fechada)
85 - Lado negativo da bobina do relé
86 - Lado positivo da bobina do relé
87 - Terminal NA (normalmente aberto) do relé
87a - Terminal NF (normalmente fechado) do relé
87b - 2º terminal NA (normalmente aberto) do relé
49a - Saída para lâmpada do relé de pisca
S - Ligar na saída W do interruptor
W - Entrada negativa do sensor de nível d'água
8 terminais, sem suporte, 24V |
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quinta-feira, 3 de outubro de 2013
O motor de arranque fica estalando ao dar partida!
O motor de partida ou motor de arranque, como também é conhecido, tem o objetivo de colocar em funcionamento o motor. Ele é formado, basicamente, por uma carcaça de aço em formato cilíndrico, com mancais nas extremidades que apoiam o induzido - um conjunto de lâminas cilíndricas que giram e têm ranhuras axiais. No mancal, do lado do coletor, está localizado o porta-escovas. As escovas são tensionadas por molas especiais contra os coletores do induzido, transmitindo a corrente elétrica. Na parte externa do mancal está o pinhão, empurrado por um garfo ao comando da chave magnética.
Quando o motor de arranque fica estalando (o famoso tec - tec) e não roda é necessário verificar os seguintes itens:
- Bateria automotiva descarregada;
- Cabo da bateria isolando;
- Fio de contato do automático isolando;
- Mancais danificados fazendo com que o induzido fique travado e não rode;
- Curto circuito no enrolamento do motor de partida;
- Automático em curto;
Motor de Arranque |
Quando o motor de arranque fica estalando (o famoso tec - tec) e não roda é necessário verificar os seguintes itens:
- Bateria automotiva descarregada;
- Cabo da bateria isolando;
- Fio de contato do automático isolando;
- Mancais danificados fazendo com que o induzido fique travado e não rode;
- Curto circuito no enrolamento do motor de partida;
- Automático em curto;
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quarta-feira, 2 de outubro de 2013
Como desativar o comando de manutenção da rotação do motor
Existem 5 modos diferentes para desativar o comando da rotação do motor linha Volvo.
Execute um dos seguintes passos:
• Pressionar o botão no volante A (ON/OFF);
• Pressionar o pedal da embreagem;
• Pressionar o pedal do freio;
• Utilizar o freio do reboque (veículos trator);
• Liberar o freio de estacionamento (se o veículo estiver programado).
Execute um dos seguintes passos:
• Pressionar o botão no volante A (ON/OFF);
• Pressionar o pedal da embreagem;
• Pressionar o pedal do freio;
• Utilizar o freio do reboque (veículos trator);
• Liberar o freio de estacionamento (se o veículo estiver programado).
Botão ON OFF no volante |
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