FH1.4 Ar condicionado............................................................................ 20A
FH1.5 Painel de instrumentos/Tacógrafo/Gateway.................................. 10A
FH1.6 OBD.................................................................................................5A
FH2.1 Pré-aquecedor combustível.......................................................... 20A
FH2.2 Tomada de força........................................................................... 10A
FH2.3 Levantamento do 3ºeixo(6x2)......................................................... 5A
FH2.4 Desmultiplicador/Unidade de controle do sistema de uréia.......... 10A
FH2.5 Ar condicionado............................................................................. 20A
FH2.6 Climatizador................................................................................... 10A
FH3.1 ABS6 canais................................................................................... 10A
FH3.2 Limpador do para-brisa.................................................................. 20A
FH3.3 Aquecedor aux. comb..................................................................... 10A
FH3.4 ABS Encarroçador.......................................................................... 10A
FH3.5 Desembaçador espelhos retrovisores............................................. 10A
FH3.6 Relé de luz de ré............................................................................... 3A
FH4.1 Chave ind. direção........................................................................... 10A
FH4.2 Iluminação interna/Travamento das portas...................................... 10A
FH4.3 Iluminação interna traseira............................................................... 10A
FH4.4 Buzina elétrica.................................................................................. 10A
FH4.5 Luz de quinta roda.............................................................................. 5A
FH4.6 Luz de ré........................................................................................... 10A
FH5.1 Sem função....................................................................................... 10A
FH5.2 Caixa FTS......................................................................................... 15A
FH5.3 Dynafleet........................................................................................... 10A
FH5.4 Painel de instrumentos...................................................................... 10A
FH5.5 Luz de milha...................................................................................... 10A
FH5.6 Relé detector do trailer...................................................................... 10A
FH6.1 ABS Encarroçador............................................................................. 20A
FH6.2 ABS ................................................................................................... 20A
FH6.3 Relé de luz de quinta roda.................................................................... 5A
FH6.4 Buzina a ar............................................................................................ 3A
FH6.5 Conversor 12V ................................................................................... 10A
FH6.6 Para encarroçador................................................................................ 10A
FH7.1 Gateway................................................................................................. 5A
FH7.2 EDC..................................................................................................... 30A
FH7.3 Sem função............................................................................................ 5A
FH7.4 Chave de partida.................................................................................. 10A
FH7.5 Painel de instrumentos, climatizador................................................... 10A
FH7.6 Luz de dia............................................................................................. 10A
FH8.1 Conversor 12V .................................................................................... 10A
FH8.2 Sem função........................................................................................... 10A
FH8.3 Vidros elétricos..................................................................................... 20A
FH8.4 Dynafleet................................................................................................. 3A
FH8.5 Luz alta esquerda................................................................................... 10A
FH8.6 Luz alta direita....................................................................................... 10A
FH9.1 Tacógrafo e luzes de advertência........................................................... 10A
FH9.2 Telemática.............................................................................................. 10A
FH9.3 SCR........................................................................................................ 20A
FH9.4 Travamento central das portas............................................................... 10A
FH9.5 Dynafleet............. ................................................................................. 10A
FH9.6 Sem função............................................................................................ 10A
FH10.1 Luz alta................................................................................................ 15A
FH10.2 Luz de neblina frontal......................................................................... 10A
FH10.3 Luz de freio......................................................................................... 10A
FH10.4 Luz de neblina traseira........................................................................ 10A
FH10.5 Luz alta direita.................................................................................... 10A
FH10.6 Luz alta esquerda................................................................................ 10A
FH11.1 Luz de posição teto............................................................................... 3A
FH11.2 Iluminação do painel............................................................................ 5A
FH11.3 Luz de posição esquerda..................................................................... 10A
FH11.4 Luz de posição direita......................................................................... 10A
FH11.5 Luz de posição trailer.......................................................................... 10A
FH11.6 Sem função......................................................................................... 10A
segunda-feira, 28 de outubro de 2013
Relação de Fusíveis Volvo VM,EM-EU5
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quinta-feira, 24 de outubro de 2013
Central Elétrica Volvo
Os fusíveis da central elétrica são todos do tipo lâmina.
Se um fusível no mesmo porta fusível necessita ser substituído frequentemente, o veículo deve ser levado para a oficina para executar uma verificação no sistema elétrico.
Obs: Desligar a corrente antes de substituir um fusível. O porta fusível pode queimar se a corrente estiver ligada.
Atenção: Sempre utilizar, um fusível de valor correto. Nunca utilizar um fusível de maior valor.
Informações dos fusíveis e relés estão localizados na central, em baixo da tampa com as informações sobre a localização dos fusíveis e relés e para quais componentes são designados.
Se um fusível no mesmo porta fusível necessita ser substituído frequentemente, o veículo deve ser levado para a oficina para executar uma verificação no sistema elétrico.
Obs: Desligar a corrente antes de substituir um fusível. O porta fusível pode queimar se a corrente estiver ligada.
Atenção: Sempre utilizar, um fusível de valor correto. Nunca utilizar um fusível de maior valor.
Informações dos fusíveis e relés estão localizados na central, em baixo da tampa com as informações sobre a localização dos fusíveis e relés e para quais componentes são designados.
terça-feira, 22 de outubro de 2013
Seu carro está rangendo?
O seu carro possui baixa quilometragem, até 30.000 km, o problema pode ser pontual, a troca de uma bucha da barra estabilizadora, um pivô ou uma bucha de bandeja eliminará o barulho.
Já em um veículo que tem mais de 50.000 km rodados dificilmente o mecânico trocará apenas uma peça, pois diversas peças podem estar com nível avançado de desgaste, por exemplo amortecedores cansados, sem ação, acabam danificando os batentes.
Se a suspensão range quando o carro passa em lombadas, com um ruído similar ao de uma dobradiça de porta enferrujada, o problema pode ser nas buchas da barra estabilizadora, nos amortecedores ou nas bieletas. Provavelmente seu mecânico terá que entrar embaixo do carro e solicitará que alguém balance o veículo para poder identificar em qual dos itens citados está a origem do ruído.
Se o barulho é o de uma batida de ferro com ferro, peça para o mecânico verificar se o protetor de cárter não está solto, se os coxins do motor não quebraram ou se buchas de bandeja estão estouradas. Para não ser enganado, peça para ver a peça desgastada ou quebrada e a nova, para comparar.
Já em um veículo que tem mais de 50.000 km rodados dificilmente o mecânico trocará apenas uma peça, pois diversas peças podem estar com nível avançado de desgaste, por exemplo amortecedores cansados, sem ação, acabam danificando os batentes.
Se a suspensão range quando o carro passa em lombadas, com um ruído similar ao de uma dobradiça de porta enferrujada, o problema pode ser nas buchas da barra estabilizadora, nos amortecedores ou nas bieletas. Provavelmente seu mecânico terá que entrar embaixo do carro e solicitará que alguém balance o veículo para poder identificar em qual dos itens citados está a origem do ruído.
Se o barulho é o de uma batida de ferro com ferro, peça para o mecânico verificar se o protetor de cárter não está solto, se os coxins do motor não quebraram ou se buchas de bandeja estão estouradas. Para não ser enganado, peça para ver a peça desgastada ou quebrada e a nova, para comparar.
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sexta-feira, 18 de outubro de 2013
Esquema elétrico Mercedes-Benz 1215C, 1318, 1618M e 1718M
O esquema elétrico da Mercedes-Benz está subdividido em vários módulos, dispostos em ordem alfabética.
Módulos:
A - Sistema de partida e parada do motor, Sistema de geração de energia, Faróis;
B - Luzes indicadoras de direção, Luz de marcha-à-ré, Buzina, Limpador de pára-brisa;
C - Tacógrafo/Velocímetro, Instrumentos, Lâmpadas-piloto;
D - Luz de freio, Regulagem elétrica e desembaçador dos espelhos, Freio motor;
E - Acionamento elétrico dos vidros, Sensor de nível do líquido de arrefecimento;
F - Instalação para rádio, Acendedor de cigarros, Iluminação interna e externa;
G - Tomada para diagnóstico ADM/PLD, Tomada para reboque, Acionamento da aceleração manual;
H - Sistema de ventilação forçada, Ar condicionado;
I - Módulo eletrônico PLD/ADM;
J - Etiqueta de identificação de fusíveis e relés;
Legenda do esquema elétrico
B14 - Interruptor da luz de freio;
E9 - Luz de freio esquerda;
E10 - Luz de freio direita;
FC (KL.15) - Barramento de fusíveis do terminal 15;
P10 - Regulagem elétrica/desembaçador do espelho esquerdo;
P11 - Regulagem elétrica/desembaçador do espelho direito;
R2 - Resistência de aquecimento do espelho retrovisor esquerdo;
R3 - Resistência de aquecimento do espelho retrovisor direito;
S7 - Interruptor de freio-motor direto/desliga;
S9 - Interruptor desembaçador dos espelhos;
S37(D) - Interruptor de regulagem dos espelhos retrovisores (direito);
S37(E) - Interruptor de regulagem dos espelhos retrovisores (esquerdo);
Módulos:
A - Sistema de partida e parada do motor, Sistema de geração de energia, Faróis;
B - Luzes indicadoras de direção, Luz de marcha-à-ré, Buzina, Limpador de pára-brisa;
C - Tacógrafo/Velocímetro, Instrumentos, Lâmpadas-piloto;
D - Luz de freio, Regulagem elétrica e desembaçador dos espelhos, Freio motor;
E - Acionamento elétrico dos vidros, Sensor de nível do líquido de arrefecimento;
F - Instalação para rádio, Acendedor de cigarros, Iluminação interna e externa;
G - Tomada para diagnóstico ADM/PLD, Tomada para reboque, Acionamento da aceleração manual;
H - Sistema de ventilação forçada, Ar condicionado;
I - Módulo eletrônico PLD/ADM;
J - Etiqueta de identificação de fusíveis e relés;
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B14 - Interruptor da luz de freio;
E9 - Luz de freio esquerda;
E10 - Luz de freio direita;
FC (KL.15) - Barramento de fusíveis do terminal 15;
P10 - Regulagem elétrica/desembaçador do espelho esquerdo;
P11 - Regulagem elétrica/desembaçador do espelho direito;
R2 - Resistência de aquecimento do espelho retrovisor esquerdo;
R3 - Resistência de aquecimento do espelho retrovisor direito;
S7 - Interruptor de freio-motor direto/desliga;
S9 - Interruptor desembaçador dos espelhos;
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S37(E) - Interruptor de regulagem dos espelhos retrovisores (esquerdo);
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quinta-feira, 17 de outubro de 2013
Como evitar e corrigir o problema de mau contato?
Para evitar o mau contato, devem ser tomadas algumas medidas preventivas como:
Evitar a remoção contínua de conectores e terminais, impedir a infiltração de umidade nos conectores e não utilizar consumidores de maior potência do que os originais, remover os conectores e terminais com cuidado, prevenindo contra a quebra das travas, evitar emendas e furos nos fios e reapertar periodicamente, os terminais fixados por meio de parafusos.
Já a correção é mais trabalhosa pois, muitas vezes, envolve a substituição de componentes (o mais recomendável, porém nem sempre possível). O uso de lixas e limas sobre os contatos e terminais deve ser evitada, pois retiram material não oxidado juntamente com o óxido, reduzindo ainda mais seção transversal da peça. Com isso, sua capacidade de transmissão de corrente fica ainda menor. Isso, sem falar na perda de paralelismo entre as superfícies que o desgaste vai provocar.
Os aerossóis do tipo limpa contatos dissolvem o óxido e removem a gordura que por ventura esteja sobre os contatos. É uma solução bem menos agressiva e bastante eficiente. No entanto, de nada adianta se os contatos apresentarem folga ou estiverem excessivamente corroídos.
Posso apertar terminais folgados com o alicate?
Sim, mas nem sempre dá certo, o correto é substituir o conector ou terminal, atualmente o mercado oferece uma série de kits para substituição de conectores e terminais, contendo peças e ferramenta.
Evitar a remoção contínua de conectores e terminais, impedir a infiltração de umidade nos conectores e não utilizar consumidores de maior potência do que os originais, remover os conectores e terminais com cuidado, prevenindo contra a quebra das travas, evitar emendas e furos nos fios e reapertar periodicamente, os terminais fixados por meio de parafusos.
conectores e terminais |
Já a correção é mais trabalhosa pois, muitas vezes, envolve a substituição de componentes (o mais recomendável, porém nem sempre possível). O uso de lixas e limas sobre os contatos e terminais deve ser evitada, pois retiram material não oxidado juntamente com o óxido, reduzindo ainda mais seção transversal da peça. Com isso, sua capacidade de transmissão de corrente fica ainda menor. Isso, sem falar na perda de paralelismo entre as superfícies que o desgaste vai provocar.
Os aerossóis do tipo limpa contatos dissolvem o óxido e removem a gordura que por ventura esteja sobre os contatos. É uma solução bem menos agressiva e bastante eficiente. No entanto, de nada adianta se os contatos apresentarem folga ou estiverem excessivamente corroídos.
limpa contatos |
Posso apertar terminais folgados com o alicate?
Sim, mas nem sempre dá certo, o correto é substituir o conector ou terminal, atualmente o mercado oferece uma série de kits para substituição de conectores e terminais, contendo peças e ferramenta.
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quarta-feira, 16 de outubro de 2013
O que provoca o mau contato?
Não há dúvidas de que a umidade é um dos grandes causadores da oxidação dos contatos. E não é rara a sua presença no compartimento do motor. Sobretudo, naqueles que são frequentemente lavados.
A oxidação também pode ser causada por superaquecimento do contato, originado por corrente excessiva (consumidores mais potentes do que os originais).
Terminais de bateria com zinabre.
Afrouxamento das conexões por vibração é outro fator que não pode ser deixado de lado.
Quebra de travas, frequente remoção do conector ou terminal e o afrouxamento do parafuso de fixação junto à carroceria, também geram o mau contato.
A oxidação também pode ser causada por superaquecimento do contato, originado por corrente excessiva (consumidores mais potentes do que os originais).
Terminais de bateria com zinabre.
Afrouxamento das conexões por vibração é outro fator que não pode ser deixado de lado.
Quebra de travas, frequente remoção do conector ou terminal e o afrouxamento do parafuso de fixação junto à carroceria, também geram o mau contato.
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segunda-feira, 14 de outubro de 2013
Dica de hoje: Sintomas do mau contato!
Veja os principais sintomas do mau contato em veículos:
O motor de partida não gira, apesar da bateria ser nova;
O fusível de um determinado circuito queima frequentemente, sem causa aparente;
O isolante plástico do terminal derrete, apesar de ser novo;
O veículo apresenta sintomas de mau funcionamento em um ou mais sistemas controlados eletronicamente, mas o scanner não detecta qualquer código de falha;
A bateria não é carregada adequadamente, apesar do alternador ter sido revisado e apresentar bom funcionamento em bancada;
Um ou mais acessórios deixam de funcionar, de um momento para o outro, voltando, misteriosamente, a operar normalmente;
Comutadores, relês e interruptores caros queimam misteriosamente, mesmo que os consumidores sejam originais e dentro da potência especificada;
O motor de partida não gira, apesar da bateria ser nova;
O fusível de um determinado circuito queima frequentemente, sem causa aparente;
O isolante plástico do terminal derrete, apesar de ser novo;
O veículo apresenta sintomas de mau funcionamento em um ou mais sistemas controlados eletronicamente, mas o scanner não detecta qualquer código de falha;
A bateria não é carregada adequadamente, apesar do alternador ter sido revisado e apresentar bom funcionamento em bancada;
Um ou mais acessórios deixam de funcionar, de um momento para o outro, voltando, misteriosamente, a operar normalmente;
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