quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Sensor de velocidade Volkswagen 13/15.170 e 17/23.250

Esquema Elétrico do sensor e relé de velocidade dos caminhões Volkswagen 13/15.170 e 17/23.250.


A89 - Ligação (54a) no chicote de cabos do painel de instrumentos;

A108 - Ligação (1+) no chicote de cabos do painel de instrumentos;

A109 - Ligação (1-) no chicote de cabos do painel de instrumentos;

G75 - Sensor de velocidade;

J248 - Módulo eletrônico do motor - ECM;

J340 - Relé sinal de velocidade;

T2 - Conector de 2 vias, conexão do sensor ao chicote;

T89 Conector de 89 vias, conectado no ECM - chicote do veículo;

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

As alternativas legais: Night Breaker Plus e Cool Blue Intense

Agora você pode ter uma luz forte em seu farol e ainda estar em conformidade com as leis de trânsito.

A OSRAM criou uma linha de lâmpadas super brancas: a Night Breaker Plus ou a Cool Blue Intense para motoristas de automóveis como alternativas aprovadas para lâmpadas fora de estrada.

As duas são ideais para uma direção sem fadiga, essas lâmpadas halógenas visualmente atraentes oferecem maior segurança e tornam a direção noturna um prazer real.




Benefícios do produto

Aparência elegante;
Até 20 % mais luz (comparada com as lâmpadas halógenas comuns);
Luz branca azulada para uma aparência de xenônio;

Características do produto

Temperatura de cor: até 4.200 K;
Fluxo luminoso alto;
Lâmpada de farol para a luz halógena mais azul legalmente permitida;
Design moderno com tampa prata (H4/H7);


terça-feira, 5 de novembro de 2013

Lâmpadas BlueVision 24 Volts

A lâmpada MasterDuty BlueVision da Philips oferece inúmeros benefícios como:

Alta resistente à vibrações;

Durabilidade muito maior do que uma lâmpada convencional;

Luz branca;

À noite, a luz mais branca aumenta a visibilidade da sinalização e da marcação rodoviária, tornando assim os longos trajetos noturnos mais confortáveis e menos cansativos.

De dia, o veículo distingue-se dos outros graças ao aspecto azulado dos seus faróis, proporcionando estilo.

Cobertura na ponta azul - Aspecto diferenciado, inclusive com o farol apagado;

Vidro de quartzo, evitando aquecimento e explosões;

Disponível nas versões: H3, H4 e H7


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O que é Scania Driver Support?

O Scania Driver Support (suporte ao motorista) é um sistema de apoio ao motorista instalado no computador de bordo do caminhão, ele fornece dicas e comentários para o motorista aprimorar seu estilo de condução.

O sistema funciona como um instrutor virtual, dando sugestões para o motorista tirar o melhor proveito do caminhão em economia de combustível e durabilidade de peças.

Ao todo, são 16 mensagens que aparecem no display do veículo, que corrigem erros rotineiros como troca errada de marcha, motor em rotação alta ou o esquecimento do Retarder acionado.

Veja abaixo 5 (cinco) telas do Driver Support:

1 - A avaliação do Scania Driver Support engloba quatro elementos essenciais à boa direção: condução em aclives e declives, uso dos freios, antecipação de frenagens e rotação do motor.




2 - Freios: o sistema avalia a frequência e a força aplicada nos freios, bem como o uso do sistema de frenagem auxiliar (Scania Retarder e freio motor).




3 - Antecipação de frenagem: o Scania Driver Support avalia como o motorista antecipa as diferentes situações. A antecipação de frenagem também diminui o desgaste das peças.



4 - Rotação do motor: o Scania Driver Support possui sensores que fazem a leitura, em tempo real, da maneira como o motorista está conduzindo o caminhão. Neste caso, ele detectou a rotação elevada do motor e sugeriu a troca de marcha.



5 - Condução em aclives e declives: depois de uma colina, por exemplo, a dica “da próxima vez, solte o acelerador antes do topo”. Ao mesmo tempo, uma estrela de 0-5 irá aparecer. A imagem mostra uma classificação de meia-estrela. O motorista que faz tudo direito vai ver cinco estrelas.


sexta-feira, 1 de novembro de 2013

A Seta está piscando muito rápido no painel

Os caminhões Volvo VM,EM-EU5 estão preparados para identificar e informar a presença de lâmpadas queimadas na carreta.

Para ser possível esta identificação das lâmpadas queimadas, os componentes estão calibrados para um número fixo de lâmpadas na carreta.

São 3 (três) lâmpadas de 21W cada, em cada lado (esquerdo e direito) do veículo, somando uma potência máxima de 126W na carreta.

Caso um número diferente de lâmpadas seja ligado na carreta, a unidade piscará em uma frequência maior do que a normal, até que o número correto de lâmpadas esteja funcionando.

A- Indicação Cavalo. B- Indicação Carreta.


Vale lembrar que as unidades também piscarão mais rápido se houverem lâmpadas queimadas no veículo.

A indicação no painel de instrumentos é separada. Existe uma indicação para a carreta e outra para o veículo, conforme a ilustração.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Relação de Relés contidos na central de fusíveis Volvo VM,EM-EU5

Segue a baixo a relação dos Relés contidos na central de fusíveis e relés:

K1 Alimentação para os fusíveis FH8.1-FH8.3............. 50A

K10 Chave de partida posição X (KL.X)....................... 50A

K13.1 Alimentação para os fusíveis FH9.5 e FH9.6...... 20A

K13.2 Alimentação para os fusíveis FH7.5 e FH7.6...... 20A

K15.1 Caixa Volvo VT (Split)........................................ 20A

K15.2 Alternador D+...................................................... 20A

K21 Chave de partida posição Y (KL.Y)....................... 50A

K23.1 Buzina.................................................................. 10A

K23.2 Implementador..................................................... 10A

K25.1 Luz auxiliar (milha)............................................. 20A

K25.2 Luz baixa............................................................. 20A

K27 Chave de partida posição Z (KL.Z)........................ 50A

K31 Luz de estacionamento do implemento.................. 20A

K33.1 Luz neblina frontal.............................................. 20A

K33.2 Luz alta............................................................... 20A

K34.1 Luz de estacionamento interior e teto................. 10A

K34.2 Luz de estacionamento frontal e traseira............ 10A

K38.1 Luz de freio........................................................ 10A

K38.2 Luz de freio........................................................ 10A

K40.1 Pré-aquecimento do motor................................. 10A

K40.2 Desembaçador espelho retrovisor...................... 10A

K41 Luz de marcha ré.................................................. 10A

K46.1 Luz de neblina traseira...................................... 10A

K46.2 Luz da quinta roda............................................ 10A

K51.1 Ar condicionado............................................... 10A

K51.2 Ar condicionado............................................... 10A

K55A Tomada de força............................................... 10A

K55B Tomada de força............................................... 10A

K55C Tomada de força.............................................. 10A

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Como Diagnósticar o equilíbrio elétrico do veículo

Para diagnosticar a troca de uma bateria é muito importante realizar o análise do equilíbrio elétrico do veículo. Conecte o pólo negativo na lataria do veículo. Desse pólo sai uma ligação para o motor de partida, que segue para o alternador e a caixa de fusíveis do veículo, responsável por ligar o sistema aos botões de liga/desliga dos consumidores elétricos do veículo. Todos esses componentes também são aterrados à lataria do veículo.

O alternador gera a corrente em amperes conforme a rotação do motor, ou seja, dependendo da rotação o alternador consegue gerar mais ou menos energia para o sistema. Em marcha lenta o alternador gera cerca de 60% da sua capacidade nominal, ou seja, algo em torno de 42 amperes. Quando o motor é acelerado e passa as 1.500 rpm, o alternador consegue gerar mais energia, chegando aos 95% ou 70 amperes.

Para checar o desequilíbrio elétrico em um veículo, coloque um alicate amperímetro na saída do cabo positivo da bateria e, com o motor ligado na marcha lenta e os consumidores acionados, verifique o índice de carga da bateria. Se o veículo estiver com o índice negativo, é recomendado realizar a manutenção do alternador. A troca apenas da bateria não irá resolve o problema.