Veja abaixo os principais códigos de falha das unidades de comando do motor (MID 128).
PID 045 - Relé do pré-aquecedor;
PID 049 - Comunicação com o ABS;
PID 085 - Comunicação com o piloto automático;
PID 094 - Sensor de pressão de combustível;
PID 097 - Sensor de nível de água no filtro separador;
PID 098 - Sensor do nível do óleo do motor;
PID 100 - Sensor de pressão do óleo do motor;
PID 102 - Sensor de pressão do turbo;
PID 105 - Sensor de temperatura do ar pós-compressor;
PID 107 - Pressostato indicador de restrição do filtro de ar;
PID 108 - Sensor de pressão atmosférica;
PID 110 - Sensor de temperatura da água do motor;
PID 111 - Interruptor do nível de líquido de arrefecimento;
PID 153 - Sensor de pressão dos gases do cárter;
PID 158 - Alimentação elétrica da UCM;
PID 172 - Sensor de temperatura do ar antes do compressor;
PID 175 - Sensor de temperatura do óleo do motor;
PID 224 - Comunicação com o imobilizador;
PID 228 - Inconsistência do fator K;
PID 231 - Falha no link de controle;
PPID 122 - Eletro-válvula reguladora da pressão do óleo para os balancins (VCB);
PPID 123 - Eletro-válvula reguladora de pressão dos gases de escape EPG-2;
PPID 124 - Eletro-válvula reguladora de pressão dos gases de escape EPG-1;
PSID 201 - Interrupção no link de dados;
SID 001 - Unidade Injetora 1;
SID 002 - Unidade injetora 2;
SID 003 - Unidade injetora 3;
SID 004 - Unidade injetora 4;
SID 005 - Unidade injetora 5;
SID 006 - Unidade injetora 6;
SID 018 - Eletro-válvula de drenagem de água do filtro separador;
SID 021 - Sensor de fase;
SID 022 - Sensor de rotação;
SID 026 - Sensor de rotação do ventilador;
SID 033 - Ventilador de arrefecimento;
SID 070 - Pré-aquecedor;
SID 078 - Bomba elétrica de purga do ar;
SID 230 - Informação de contato de mínimo VECU - UCM;
SID 232 - Tensão de referência (5V) dos sensores;
SID 250 - Falha no link de informação (SAE J1587 / J1708);
SID 253 - Falha na memória de dados EEPROM;
SID 254 - Falha na UCM;
quarta-feira, 5 de março de 2014
Códigos de falha na injeção eletrônica Diesel Volvo D12C e D12D motor (MID 128)
Marcadores:
auto elétrica,
auto elétrica querência,
caminhão,
carreta,
carro,
código,
dica,
dicas,
falha,
injeção eletrônica,
manutenção,
scanner,
volvo
Local:
Sarandi - PR, Brasil
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014
Esquema de ligação relê duplo de faróis
terça-feira, 4 de fevereiro de 2014
Volvo FH16 750 o caminhão mais potente do mundo
O FH16 na configuração cavalo mecânico 8x4, é equipado com o consagrado D16G, um motor de 16 litros, 750cv de potência e que alcança um torque de 3550Nm.
O motor de 750cv entrega 2800Nm de torque já a 900 rpm. Depois disso, a curva de torque sobe rapidamente e atinge seu pico de 3550 Nm a 1050 rpm, e este elevado torque continua na faixa plana até 1400 rpm. Sendo assim possibilita manter velocidades médias mais altas, mesmo nas subidas, garantindo maior produtividade.
A cabine do FH16 traz o novo design que foi lançada recentemente na Europa, com detalhes únicos e exclusivos. Grade frontal e maçanetas cromadas, bancos com ajustes elétricos forrados em couro e teto solar são alguns dos itens de série neste veículo. Veja abaixo outros itens do FH16:
- Novo design da cabine
- Novo painel
- Câmera auxiliar de ré/manobras
- Teto solar
- Freios EBS
- Freios VEB + Retarder, alcançando 1180cv de potência
- Faróis de xenônio
- Suspensão de traseira eletrônica ECS
- Geladeira
- Maior espaço interno
- Lanternas traseiras de LED
- Cor exclusiva perolizada (preto FH16)
Fonte: Grupo Volvo América Latina.
O motor de 750cv entrega 2800Nm de torque já a 900 rpm. Depois disso, a curva de torque sobe rapidamente e atinge seu pico de 3550 Nm a 1050 rpm, e este elevado torque continua na faixa plana até 1400 rpm. Sendo assim possibilita manter velocidades médias mais altas, mesmo nas subidas, garantindo maior produtividade.
A cabine do FH16 traz o novo design que foi lançada recentemente na Europa, com detalhes únicos e exclusivos. Grade frontal e maçanetas cromadas, bancos com ajustes elétricos forrados em couro e teto solar são alguns dos itens de série neste veículo. Veja abaixo outros itens do FH16:
- Novo design da cabine
- Novo painel
- Câmera auxiliar de ré/manobras
- Teto solar
- Freios EBS
- Freios VEB + Retarder, alcançando 1180cv de potência
- Faróis de xenônio
- Suspensão de traseira eletrônica ECS
- Geladeira
- Maior espaço interno
- Lanternas traseiras de LED
- Cor exclusiva perolizada (preto FH16)
Fonte: Grupo Volvo América Latina.
segunda-feira, 27 de janeiro de 2014
Códigos de Falhas Volvo EDC
Cód. - Descrição da falha
05 - Falha Sinal Rotação Bomba Injetora
07 - Sinal frequência Alto no Sensor Velocidade
08 - Sinal de Velocidade Errado
09 - Temperatura do Ar Maior que 90ºC
10 - Temperatura do Ar na Admissão Baixa
11 - Temperatura do Ar na Admissão Alta
12 - Temperatura Líquido de Arrefecimento Baixa
13 - Temperatura Líquido de Arrefecimento Alta
14 - Pressão do Ar na Admissão Baixa
15 - Pressão do Ar na Admissão Alta
16 - Tensão Baixa no Pedal do Acelerador
17 - Tensão Alta no Pedal do Acelerador
19 - Avaria Interna do Módulo de Comando
20 - Avaria de Regulação Generalizada
21 - Posição da Cremalheira Reguladora Baixa
22 - Posição da Cremalheira Reguladora Alta
24 - Interruptor de Marcha Lenta Avariado
Fontes: Manual Kaptor Diesel.
05 - Falha Sinal Rotação Bomba Injetora
07 - Sinal frequência Alto no Sensor Velocidade
08 - Sinal de Velocidade Errado
09 - Temperatura do Ar Maior que 90ºC
10 - Temperatura do Ar na Admissão Baixa
11 - Temperatura do Ar na Admissão Alta
12 - Temperatura Líquido de Arrefecimento Baixa
13 - Temperatura Líquido de Arrefecimento Alta
14 - Pressão do Ar na Admissão Baixa
15 - Pressão do Ar na Admissão Alta
16 - Tensão Baixa no Pedal do Acelerador
17 - Tensão Alta no Pedal do Acelerador
19 - Avaria Interna do Módulo de Comando
20 - Avaria de Regulação Generalizada
21 - Posição da Cremalheira Reguladora Baixa
22 - Posição da Cremalheira Reguladora Alta
24 - Interruptor de Marcha Lenta Avariado
Fontes: Manual Kaptor Diesel.
quinta-feira, 16 de janeiro de 2014
Códigos de Falhas Scania
- EDC MS5 / EDC MS6.2
Código - Descrição da falha
4 - Sinal do sensor de temperatura da água
6 - Sinal do sensor de temperatura do ar de admissão
7 - Sinal do sensor de pressão do ar de admissão
9 - Tensão da bateria abaixo de 9VDC
0a - Sinais contraditórios dos interruptores do pedal do freio
0e - Sinal de rotação do motor ultrapassou 3000 RPM
18 - Sinal proveniente do comando do controle de cruzeiro
1a - Falha no circuito de comunicação CAN
20 - Pedal do acelerador e do freio pressionados ao mesmo tempo
21 - ECU alimentada mesmo com a chave da ignição desligada
27 - Sinal proveniente do interruptor de corte de emergência
2c - Unidade de injeçao do cilindro 5
2d - Unidade de injeçao do cilindro 3
2e - Unidade de injeçao do cilindro 6
2f - Unidade de injeçao do cilindro 2
30 - Unidade de injeçao do cilindro 4
31 - Unidade de injeçao do cilindro 1
4b - Sinal proveniente do sensor de pressão do óleo é improvável
4c - Falha (avaria) durante a verificação do imobilizador
4e - Sinal do sensor de pressão atmosférica
51 - Falha (avaria) na comunicação CAN com a ECU
55 - Falha (avaria) na comunicação CAN com a ECU
56 - Sinal de velocidade do veículo
57 - Nenhum sinal de velocidade do veículo ou velocidade improvavelmente alta
81 - Sinal do potênciometro do sensor do pedal do acelerador
82 - Sinal de rotação principal
83 - Sinal de rotação auxiliar
89 - Tensão da bateria fora da faixa permitida
8b - Falha durante o teste de corte de alimentação
8d - Falha interna na unidade de comando
92 - Contato fraco com o sinal do sensor de posição da cremalheira
93 - Sinal improvável proveniente do sensor de posição da cremalheira
94 - A cremalheira não pode ser ajustada corretamente
97 - Nenhuma mensagen de CAN da ECU sobre a velocidade, ou a ECU informou que o sinal do tacógrafo está com problemas
a2 - Rotação não diminui suficientemente depressa quando o motor é desligado
a4 - Falha interna na unidade de comando
a5 - Teste de corte de alimentação incompleto
a6 - Circuito comandado pelo estágio acionador da unidade de comando
a9 - Falha interna na unidade de comando (ECU)
f1 - Sinal improvável do potênciometro do sensor do pedal do acelerador
f2 - Desvio entre o pedal do acelerador e o interruptor do acelerador
Marcadores:
auto elétrica,
auto elétrica querência,
chicote,
código,
dicas,
elétrica,
esquema elétrico,
falha,
falhando,
manutenção,
scania,
scanner
quarta-feira, 15 de janeiro de 2014
Guia do IPVA 2014 Paraná
IPVA é o imposto estadual sobre a Propriedade de Veículos Automotores, devido anualmente por todos os proprietários de veículos automotores.
O contribuinte do imposto é toda pessoa física ou jurídica proprietária de veículo automotor.
No caso de arrendamento mercantil, contribuinte é a empresa arrendadora.
Nos casos de veículos com comunicado de venda registrado no DETRAN, o comprador é o contribuinte em relação aos fatos geradores posteriores à compra.
Base de Cálculo:
Quando se tratar de veículos usados, a base de cálculo do IPVA é o valor venal de mercado do veículo, avaliado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE, contratada pela Secretaria de Estado da Fazenda para elaborar a tabela de preços médios de veículos, observando-se marca, modelo, espécie e ano de fabricação.
Quando se tratar de veículo novo, a base de cálculo é o valor total da nota fiscal de aquisição, incluído o dos opcionais e acessórios.
O contribuinte do imposto é toda pessoa física ou jurídica proprietária de veículo automotor.
No caso de arrendamento mercantil, contribuinte é a empresa arrendadora.
Nos casos de veículos com comunicado de venda registrado no DETRAN, o comprador é o contribuinte em relação aos fatos geradores posteriores à compra.
Base de Cálculo:
Quando se tratar de veículos usados, a base de cálculo do IPVA é o valor venal de mercado do veículo, avaliado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE, contratada pela Secretaria de Estado da Fazenda para elaborar a tabela de preços médios de veículos, observando-se marca, modelo, espécie e ano de fabricação.
Quando se tratar de veículo novo, a base de cálculo é o valor total da nota fiscal de aquisição, incluído o dos opcionais e acessórios.
Final da placa | Pagamento a vista (desconto de 5%) | Pagamento integral ou em até 5 cotas (sem desconto) |
---|---|---|
1 | 10 de fevereiro | 10 de março a 10 de julho |
2 | 11 de fevereiro | 11 de março a 11 de julho |
3 | 12 de fevereiro | 12 de março a 12 de julho |
4 | 13 de fevereiro | 13 de março a 13 de julho |
5 | 14 de fevereiro | 14 de março a 14 de julho |
6 | 17 de fevereiro | 17 de março a 17 de julho |
7 | 18 de fevereiro | 18 de março a 18 de julho |
8 | 19 de fevereiro | 19 de março a 19 de julho |
9 | 20 de fevereiro | 20 de março a 20 de julho |
0 | 21 de fevereiro | 21 de março a 21 de julho |
segunda-feira, 6 de janeiro de 2014
Conheça as principais peças do alternador.
A principal função do alternador é gerar energia para alimentar todos os equipamentos elétricos e eletrônicos dos veículos.
A Polia tem a função mecânica de transmitir o torque (giro) do motor do veículo para o eixo do rotor, através da correia.
Os mancais são responsáveis pela fixação do alternador no motor do veículo. Além disso, funcionam como escudos que protegem o sistema interno do alternador contra a entrada de resíduos e objetos estranhos que poderiam danificá-lo.
Os rolamentos possibilitam ao alternador atingir altas rotações sem que haja ruídos, aquecimento ou desgaste prematuro de seus componentes. Os rolamentos são indispensáveis para o bom funcionamento do alternador.
O rotor produz o campo magnético responsável pela produção da corrente elétrica fornecida pelo alternador.
No estator é produzida a energia elétrica necessária ao funcionamento do veículo. Suas bobinas fornecem os elétrons que formarão a corrente elétrica do alternador.
O regulador de tensão é um componente de vital importância para o funcionamento eficiente do alternador. Ele é responsável por monitorar e regular a tensão que o alternador fornece a todos os componentes eletroeletrônicos no veículo.
Também conhecido como placa de diodos, o conjunto retificador tem a função de transformar a corrente e a tensão alternadas em contínuas.
A Polia tem a função mecânica de transmitir o torque (giro) do motor do veículo para o eixo do rotor, através da correia.
Os mancais são responsáveis pela fixação do alternador no motor do veículo. Além disso, funcionam como escudos que protegem o sistema interno do alternador contra a entrada de resíduos e objetos estranhos que poderiam danificá-lo.
Os rolamentos possibilitam ao alternador atingir altas rotações sem que haja ruídos, aquecimento ou desgaste prematuro de seus componentes. Os rolamentos são indispensáveis para o bom funcionamento do alternador.
O rotor produz o campo magnético responsável pela produção da corrente elétrica fornecida pelo alternador.
No estator é produzida a energia elétrica necessária ao funcionamento do veículo. Suas bobinas fornecem os elétrons que formarão a corrente elétrica do alternador.
O regulador de tensão é um componente de vital importância para o funcionamento eficiente do alternador. Ele é responsável por monitorar e regular a tensão que o alternador fornece a todos os componentes eletroeletrônicos no veículo.
Também conhecido como placa de diodos, o conjunto retificador tem a função de transformar a corrente e a tensão alternadas em contínuas.
Assinar:
Postagens (Atom)